A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA PRODUÇÃO DO E-MAIL EM SALA DE AULA

Autores

  • André Pereira da SILVA

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v6i1.3768

Resumo

Este artigo tem o objetivo de demonstrar que através de uma sequência didática com uso de tecnologia pode-se ajudar os educandos a perceberem questões relacionadas à variação linguística. Desmistificar o equívoco de que toda atuação verbal deve estar conforme as regras da norma culta, ou seja, perceber que o bom uso da língua tanto escrita quanto falada é aquele que é adequado às condições de uso. Através de uma pesquisa bibliográfica, busca-se provocar um olhar e um refletir sobre a ação da escola, sobre seu compromisso e especialmente sobre o educador, principal protagonista nesse processo, pois é ele que faz parte da grande tarefa de formar novos cidadãos para um mundo em permanente mudança nas suas escritas e cada vez mais exigente quanto à qualidade da leitura.
 
Palavras-chave: Variação Linguística, Sequência Didática, E-mail.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BORTONI- RICARDO, Stella Maris; FREITAS, Vera Aparecida de Lucas. Sociolinguística Educacional. In: HORA, Dermeval da; ALVES, Eliane Ferraz; ESPÍNDOLA, Lucienne C. (Orgs.). ABRALIN: 40 anos em cena. João pessoa, Paraíba: Editora Universitária, 2009.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris; MACHADO, Veruska Ribeiro (Orgs.). Os doze trabalhos de Hércules: do oral para o escrito. São Paulo: Parábola, 2013.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (1ª à 4ª séries). Brasília: MEC/SEF, Língua Portuguesa, v.2, 1997.

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e Linguística. São Paulo: Scipione, 2009.

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: DOLZ, J., SCHNEUWLY, B. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. e org.; R. Rojo e G. S. Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

GOMES, Maria Lúcia de Castro. Metodologia do ensino de língua portuguesa. São Paulo: Saraiva, 2009.

NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática na escola. São Paulo: Contexto, 2003.

SILVA, Marco. Internet na escola e inclusão. In: BRASIL. Secretaria de Educação a Distância. Integração das tecnologias na educação. Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2005.

Recebido em: 4 de maio de 2019

Aprovado em: 20 de junho de 2019

Downloads

Publicado

2019-07-03

Como Citar

SILVA, A. P. da. (2019). A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA PRODUÇÃO DO E-MAIL EM SALA DE AULA. Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 6(1), 72–82. https://doi.org/10.30681/relva.v6i1.3768

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO