A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA PRODUÇÃO TEXTUAL DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Maristela CZAPELA
  • Genivaldo RODRIGUES SOBRINHO

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v6i1.3769

Resumo

O presente artigo buscou analisar a variação linguística sob a ótica de Coelho et al (2018). Como aporte teórico, baseia-se em Bagno (2007), Bortoni-Ricardo (2004), Faraco (2008, 2015) e outros. As análises foram feitas a partir de dados de fala e de escrita encontrados em textos escritos de alunos do ensino fundamental, coletados nas turmas do 7º ano A, 8º ano A e 9º ano A, na Escola Municipal Jane Pereira Lopes, situada na zona urbana no município de Matupá-MT. Neste artigo, foi analisada a ocorrência das variações linguísticas nos textos escritos, sendo o resultado mais frequente de variações o aparecimento de níveis linguísticos fonológico, morfofonológico, morfossintático e discursivo.  
 
Palavras-Chave: Variação linguística, Ensino Fundamental, Escrita.

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Publicado

2019-07-03

Como Citar

CZAPELA, M., & RODRIGUES SOBRINHO, G. (2019). A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA PRODUÇÃO TEXTUAL DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 6(1), 83–114. https://doi.org/10.30681/relva.v6i1.3769

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO