TRABALHANDO AS DIFICULDADES LINGUÍSTICAS DOS ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA E O GÊNERO TEXTUAL CONTO

Autores

  • Rozani Beatriz TOZZI

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v6i1.3778

Resumo

O trabalho buscou desenvolver a criatividade e alargar o domínio linguístico dos alunos, tendo como ponto de partida e chegada a produção escrita. Embasado no diagnóstico realizado no início do ano letivo de 2018, na turma do 6º ano do Ensino Fundamental, de uma escola da rede municipal, localizada na periferia da cidade de Alta Floresta/MT com o objetivo de fazer uma sondagem do conhecimento prévio dos alunos, é que teve início este trabalho por meio de sequência didática. Verificando as dificuldades de escrita, foi sugerida uma produção de texto, motivada nos super-heróis da atualidade. Essa produção inicial revelou a necessidade de se desenvolverem habilidades de leitura e escrita, através de uma sequência didática.
 
Palavras-chave: Leitura, Produção Escrita, Sequência Didática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAKTHIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais; língua portuguesa – 5ª a 8ª séries. Brasília: SEF/MEC, 1997.

COELHO, Izete Lehmkuhl et al.. Para conhecer sociolinguística. São Paulo: Contexto, 2015.

DOLZ, Joaquim et al. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, Mercado de Letras, 2004. P.95-128.

FIORUSSI, André. Seção Quero Mais (apêndice de leitura). MACHADO, Antônio de Alcântara et al. De conto em conto. São Paulo; Ática, 2003.

LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. trad. Ernani Rosa. – Porto Alegre: Artmed, 2002.

PESTANA, Maria Inês Gomes de Sá et al. Matrizes curriculares de referência para o SAEB. 2. ed. rev. ampl. - Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 1999. 134 p. il. tab.

SARMENTO, Leila Lauar. Português: literatura, gramática, produção de texto: volume único. São Paulo: Editora Moderna, 2004.

Recebido em: 4 de maio de 2019

Aprovado em: 27 de junho de 201

Downloads

Publicado

2019-07-03

Como Citar

TOZZI, R. B. (2019). TRABALHANDO AS DIFICULDADES LINGUÍSTICAS DOS ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA E O GÊNERO TEXTUAL CONTO. Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 6(1), 212–224. https://doi.org/10.30681/relva.v6i1.3778

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO