VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: INTERFERÊNCIA DA ORALIDADE NA ESCRITA DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Agnaldo Batista de LIMA

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v6i1.3780

Resumo

Este estudo apresenta o resultado de uma sequência didática realizada com alunos do 6º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Jardim das Flores – Alta Floresta, Mato Grosso. Objetiva identificar e analisar a interferência da oralidade em diálogos escritos pelos próprios alunos e propõe discutir a importância de inserir o tema da variação linguística em sala de aula. Tem como base teórica, estudos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Bagno (2007), Bortoni-Ricardo (2005), dentre outros.  Como resultados a necessidade de alunos e professores vivenciarem práticas educativas de reflexão da variação linguística no português brasileiro e de ocorrências de variação da própria língua.
 
Palavras-chave: Variação Linguística, Preconceito Linguístico, Língua.

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Recebido em: 4 de maio de 2019

Aprovado em: 20 de junho de 2019

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Publicado

2019-07-03

Como Citar

LIMA, A. B. de. (2019). VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: INTERFERÊNCIA DA ORALIDADE NA ESCRITA DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 6(1), 236–250. https://doi.org/10.30681/relva.v6i1.3780

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO