OS CONTEÚDOS DA APRENDIZAGEM E O RACIOCÍNIO PROPORCIONAL
DOI:
https://doi.org/10.30681/relva.v6i1.3781Resumo
Neste artigo, discuto a relevância do Raciocínio Proporcional a partir da perspectiva dos Conteúdos da Aprendizagem. O objetivo consiste em apresentar o papel do Raciocínio Proporcional, em uma perspectiva que transcende o ensino de regras e técnicas matemáticas academicamente produzidas, para considerar o sentido do que é aprendido em prol do desenvolvimento de habilidades e atitudes que envolvem a formação cidadã, tomando como base os Conteúdos da Aprendizagem e o Raciocínio Proporcional. Nesse contexto, a metodologia é de cunho qualitativo e consiste na análise de uma atividade de Raciocínio Proporcional evidenciando suas potencialidades para uma abordagem que evidencia a formação cidadã da perspectiva dos conteúdos da aprendizagem. Para tanto, o termo Raciocínio Proporcional e sua importância no ensino de Matemática e no cotidiano são enfatizados. Abordo os Conteúdos da Aprendizagem, necessários para a formação de um cidadão, e direciono a discussão para a relação do Raciocínio Proporcional com tais conteúdos, expondo uma atividade em que é possível explorar temas matemáticos que colaboram para a aprendizagem de conteúdos factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais. Concluo que atividades de cunho exploratório, focadas no desenvolvimento do Raciocínio Proporcional, possuem um caráter capaz de influenciar na formação cidadã do indivíduo, afinal, nela são abarcados valores que permitem que as pessoas emitam juízo de equidade relacionado à proporcionalidade.Palavras-chave: Ensino de Matemática. Anos Finais do Ensino Fundamental. Formação Cidadã. Educação Matemática.
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Recebido em: 10 de maio de 2019
Aprovado em: 24 de junho de 2019