OS CONTEÚDOS DA APRENDIZAGEM E O RACIOCÍNIO PROPORCIONAL

Autores

  • Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho FARIA

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v6i1.3781

Resumo

Neste artigo, discuto a relevância do Raciocínio Proporcional a partir da perspectiva dos Conteúdos da Aprendizagem. O objetivo consiste em apresentar o papel do Raciocínio Proporcional, em uma perspectiva que transcende o ensino de regras e técnicas matemáticas academicamente produzidas, para considerar o sentido do que é aprendido em prol do desenvolvimento de habilidades e atitudes que envolvem a formação cidadã, tomando como base os Conteúdos da Aprendizagem e o Raciocínio Proporcional. Nesse contexto, a metodologia é de cunho qualitativo e consiste na análise de uma atividade de Raciocínio Proporcional evidenciando suas potencialidades para uma abordagem que evidencia a formação cidadã da perspectiva dos conteúdos da aprendizagem. Para tanto, o termo Raciocínio Proporcional e sua importância no ensino de Matemática e no cotidiano são enfatizados. Abordo os Conteúdos da Aprendizagem, necessários para a formação de um cidadão, e direciono a discussão para a relação do Raciocínio Proporcional com tais conteúdos, expondo uma atividade em que é possível explorar temas matemáticos que colaboram para a aprendizagem de conteúdos factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais. Concluo que atividades de cunho exploratório, focadas no desenvolvimento do Raciocínio Proporcional, possuem um caráter capaz de influenciar na formação cidadã do indivíduo, afinal, nela são abarcados valores que permitem que as pessoas emitam juízo de equidade relacionado à proporcionalidade.
 
Palavras-chave: Ensino de Matemática. Anos Finais do Ensino Fundamental. Formação Cidadã. Educação Matemática.

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Recebido em: 10 de maio de 2019

Aprovado em: 24 de junho de 2019

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Publicado

2019-07-03

Como Citar

FARIA, R. W. S. de C. (2019). OS CONTEÚDOS DA APRENDIZAGEM E O RACIOCÍNIO PROPORCIONAL. Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 6(1), 251–272. https://doi.org/10.30681/relva.v6i1.3781

Edição

Seção

ARTIGOS