REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA COMPREENSÃO DO FENÔMENO DA TRANSLINGUAGEM POR PARTE DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS: um olhar para o "Criolês" em Cascavel-PR

Autores

  • RENAN PAULO BINI
  • IRACÍ CASEMIRO WEISHEIMER
  • SOLANGE GORETTI MOREIRA PIZZATTO

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v6i2.4231

Resumo

O acolhimento de imigrantes haitianos está em crescimento no Brasil desde fevereiro de 2010, devido ao terremoto que abalou impetuosamente o Haiti. O objetivo deste trabalho é problematizar questões relacionadas às práticas comunicativas contemporâneas no contexto dos processos de globalização e compreensão de práticas comunicativas híbridas, além de considerar como este fenômeno influencia na realidade linguística atual de Cascavel-PR. Defende-se a necessidade de os professores observarem as singularidades das práticas comunicativas da comunidade haitiana de forma respeitosa; e de não incentivarem o apagamento da língua crioula ou da mistura de ambos os idiomas, que denominamos nesta proposição como “criolês”.

Palavras-chave: Criolês. Translinguagem. Escolas Públicas. Haiti.

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Publicado

2019-12-30

Como Citar

BINI, R. P., CASEMIRO WEISHEIMER, I., & MOREIRA PIZZATTO, S. G. (2019). REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA COMPREENSÃO DO FENÔMENO DA TRANSLINGUAGEM POR PARTE DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS: um olhar para o "Criolês" em Cascavel-PR. Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 6(2), 160–175. https://doi.org/10.30681/relva.v6i2.4231

Edição

Seção

ARTIGOS