DAS TELAS DO CINEMA AOS CADERNOS DE AULA: AÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS E USO DE FILMES PELAS ESCOLAS

Autores

  • Rosemar de Fátima Vestena
  • Lourdes Maria Rosa
  • Veridiana Pereira de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v7i1.4909

Resumo

Os filmes, quando inclusos no ambiente escolar podem promover relevantes experiências de ensino e aprendizagem, tanto inerentes aos aspectos da arte cinematográfica em si, quanto aos conhecimentos curriculares. Como base numa pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental, objetivou-se, neste estudo, discutir como os filmes podem ser utilizados pela escola na perspetiva de recursos didáticos. Para este fim, traz-se algumas sugestões didático-pedagógicas para o uso de filmes em sala de aula. Ratifica-se que os filmes podem ser excelentes recursos para introduzir e aprofundar o diálogo em diferentes áreas do saber das etapas escolares. Contudo, a inclusão destes em sala de aula, necessitam vir acompanhados de panejamento por parte da escola e dos docentes, especialmente, articulados aos objetivos curriculares para fomentar a formação cultural, científica e cidadã dos estudantes.

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Biografia do Autor

Rosemar de Fátima Vestena

Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós Graduação Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana, Santa Maria, RS, Brasil.Licenciada em Ciências Biológicas, Mestre em Educação e Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.

Lourdes Maria Rosa

Professora e gestora da rede privada de ensino, Santa Maria, RS, Brasil. Licenciada em Pedagogia


Veridiana Pereira de Carvalho

Professora da rede pública estadual, Santa Maria, RS, Brasil. Mestranda do Programa de Pós Graduação Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana, Santa Maria, RS, Brasil.

 

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Publicado

2020-02-06

Como Citar

Vestena, R. de F., Rosa, L. M., & de Carvalho, V. P. (2020). DAS TELAS DO CINEMA AOS CADERNOS DE AULA: AÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS E USO DE FILMES PELAS ESCOLAS. Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 7(1), 12–27. https://doi.org/10.30681/relva.v7i1.4909

Edição

Seção

ARTIGOS