DAS TELAS DO CINEMA AOS CADERNOS DE AULA: AÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS E USO DE FILMES PELAS ESCOLAS

Autores

  • Rosemar de Fátima Vestena
  • Lourdes Maria Rosa
  • Veridiana Pereira de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v7i1.4909

Resumo

Os filmes, quando inclusos no ambiente escolar podem promover relevantes experiências de ensino e aprendizagem, tanto inerentes aos aspectos da arte cinematográfica em si, quanto aos conhecimentos curriculares. Como base numa pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental, objetivou-se, neste estudo, discutir como os filmes podem ser utilizados pela escola na perspetiva de recursos didáticos. Para este fim, traz-se algumas sugestões didático-pedagógicas para o uso de filmes em sala de aula. Ratifica-se que os filmes podem ser excelentes recursos para introduzir e aprofundar o diálogo em diferentes áreas do saber das etapas escolares. Contudo, a inclusão destes em sala de aula, necessitam vir acompanhados de panejamento por parte da escola e dos docentes, especialmente, articulados aos objetivos curriculares para fomentar a formação cultural, científica e cidadã dos estudantes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rosemar de Fátima Vestena

    Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós Graduação Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana, Santa Maria, RS, Brasil.Licenciada em Ciências Biológicas, Mestre em Educação e Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.

  • Lourdes Maria Rosa

    Professora e gestora da rede privada de ensino, Santa Maria, RS, Brasil. Licenciada em Pedagogia


  • Veridiana Pereira de Carvalho

    Professora da rede pública estadual, Santa Maria, RS, Brasil. Mestranda do Programa de Pós Graduação Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana, Santa Maria, RS, Brasil.

     

Referências

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. A investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LDB 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em 19 de jul. 2019.

BRASIL, Câmara dos Deputados. Lei nº 12.933, de 26 de dezembro de 2013. Disponível em:https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2013/lei-12933-26-dezembro-2013-777776-norma-pl.html Acesso em: 20 de jan. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. BNCC, de 14 de dezembro de 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ Acesso em 2 de fev. 2020.

CHRISTOFOLETTI, R. Filmes na sala de aula: recurso didático, abordagem pedagógica ou recreação? Revista Educação. 2009, UFSM, Santa Maria, RS, v. 34, n. 3, p. 603-616. Disponível em: http://www.ufsm.br/revistaeducacao Acesso em: 22 de jan. 2020.

COELHO, R. M. F.; VIANA, M.C.V. A utilização de filmes em sala de aula: um breve estudo no instituto de ciências exatas e biológicas da UFOP. Revista da Educação Matemática da UFOP. v 1, 2011. Disponível em: http://www.pucrs.br/ciencias/viali/tic_literatura/filmes/C13.pdf. Acesso em: 20 de jan. 2020.

COLODA, S. C; VIAN, I. N. Cinema e TV no ensino. Porto Alegre: Sulina, 1972.

DUARTE, R. Cinema e Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

FAZENDA, I. (Org.). O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008.

LIMA, M. C. Monografia: Engenharia da Produção Acadêmica. 2. Ed. São Paulo: Saraiva

LOGGER, G. Educar para o cinema. Florianópolis: Vozes, 1965.

MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: Teoria, Método e Criatividade. Rio de Janeiro: Vozes, 2001.

NAPOLITANO, M. Como usar o cinema em sala de aula. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2011.

PRADO, L. F. da S. Cinema como proposta educativa. Anais. V EPEAL. Pesquisa em Educação, Desenvolvimento e Ética Social. 2009. Disponível em: http://www.dmd2.webfactional.com/media/anais/cinema-como-proposta-educativa. Acesso em 14 de jul. de 2019.

SÁ, I. T. Cinema e Educação. Rio de Janeiro: Agir, 1967.

SALLES, G; KOVALICZEN, R. O mundo das Ciências no espaço da sala de aula: O ensino como um processo de aproximação. In: NADAL, B.G. (Org.). Práticas Pedagógicas nos anos iniciais: concepção e ação. Ponta Grossa: Vepg, 2007.

SILVA FILHO. M. N. R.; ARAÚJO. G. O.; SILVA. J. O. O estudo de paisagem nas aulas de língua portuguesa: Uma proposta interdisciplinar. Revista de Educação do Vale do Arinos. v. 6, n. 1. 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/relva/article/view/3775 . Acesso em 31 de jan. de 2020.

Downloads

Publicado

2020-02-06

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

DAS TELAS DO CINEMA AOS CADERNOS DE AULA: AÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS E USO DE FILMES PELAS ESCOLAS. (2020). Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 7(1), 12-27. https://doi.org/10.30681/relva.v7i1.4909