UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA NO CELULAR INTELIGENTE NA PERSPECTIVA MATEMÁTICA INTRADISCIPLINAR COM ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho Faria
  • Fabia Michele Rodrigues Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v7i1.4911

Resumo

Este artigo objetiva apresentar os resultados de uma pesquisa que investigou as contribuições da utilização do celular inteligente na perspectiva intradisciplinar para o ensino de razão e proporção. A pesquisa foi norteada pela indagação: Como as potencialidades da utilização do celular inteligente na perspectiva intradisciplinar podem contribuir para o ensino de razão e proporção? A metodologia qualitativa foi adotada, pois buscou-se a imersão em um contexto social na busca de realidade complexa, dinâmica e em constante transformação que é a educação. Foi realizado um curso em que os dados foram produzidos, com oito alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, que possuem entre 12 e 13 anos de idade. No curso foi realizada uma atividade, e os dados foram registrados por meio das respostas escritas dos alunos, registros em imagem e vídeo, além do caderno de campo. O trabalho é teoricamente fundamentado nos referenciais que discutem raciocínio proporcional, tecnologias digitais e celulares inteligentes no ensino de matemática e intradisciplinaridade matemática. Os resultados mostram que as tecnologias digitais podem ser usadas na sala de aula de Matemática da Educação Básica como alternativa para um ensino mais abrangente, que favorece o desenvolvimento do raciocínio proporcional da perspectiva intradisciplinar.

 

Palavras-Chave: Aplicativo GeoGebra; Intradisciplinaridade Matemática; Raciocínio Proporcional; Anos Finais do Ensino Fundamental; Ensino de Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho Faria

Doutora e Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro/SP. Licenciada em Matemática pelo Instituto Federal Fluminense (IFF), Campos dos Goytacazes – RJ. Docente do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa/MG. Endereço: Centro de Ciências Exatas - Departamento de Matemática - Campus Universitário – Viçosa – MG - CEP 36570.000.

Fabia Michele Rodrigues Nascimento

 

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Salinópolis/PA. Endereço: Rua Raimundo Santana Cruz – Faculdade de Ciências – Salinópolis - PA - CEP 68721-000.

Downloads

Publicado

2020-02-06

Como Citar

Faria, R. W. S. de C., & Nascimento, F. M. R. (2020). UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA NO CELULAR INTELIGENTE NA PERSPECTIVA MATEMÁTICA INTRADISCIPLINAR COM ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 7(1), 54–76. https://doi.org/10.30681/relva.v7i1.4911

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)