UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA NO CELULAR INTELIGENTE NA PERSPECTIVA MATEMÁTICA INTRADISCIPLINAR COM ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho Faria
  • Fabia Michele Rodrigues Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v7i1.4911

Resumo

Este artigo objetiva apresentar os resultados de uma pesquisa que investigou as contribuições da utilização do celular inteligente na perspectiva intradisciplinar para o ensino de razão e proporção. A pesquisa foi norteada pela indagação: Como as potencialidades da utilização do celular inteligente na perspectiva intradisciplinar podem contribuir para o ensino de razão e proporção? A metodologia qualitativa foi adotada, pois buscou-se a imersão em um contexto social na busca de realidade complexa, dinâmica e em constante transformação que é a educação. Foi realizado um curso em que os dados foram produzidos, com oito alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, que possuem entre 12 e 13 anos de idade. No curso foi realizada uma atividade, e os dados foram registrados por meio das respostas escritas dos alunos, registros em imagem e vídeo, além do caderno de campo. O trabalho é teoricamente fundamentado nos referenciais que discutem raciocínio proporcional, tecnologias digitais e celulares inteligentes no ensino de matemática e intradisciplinaridade matemática. Os resultados mostram que as tecnologias digitais podem ser usadas na sala de aula de Matemática da Educação Básica como alternativa para um ensino mais abrangente, que favorece o desenvolvimento do raciocínio proporcional da perspectiva intradisciplinar.

 

Palavras-Chave: Aplicativo GeoGebra; Intradisciplinaridade Matemática; Raciocínio Proporcional; Anos Finais do Ensino Fundamental; Ensino de Matemática.

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Biografia do Autor

  • Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho Faria

    Doutora e Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro/SP. Licenciada em Matemática pelo Instituto Federal Fluminense (IFF), Campos dos Goytacazes – RJ. Docente do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa/MG. Endereço: Centro de Ciências Exatas - Departamento de Matemática - Campus Universitário – Viçosa – MG - CEP 36570.000.

  • Fabia Michele Rodrigues Nascimento

     

    Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Salinópolis/PA. Endereço: Rua Raimundo Santana Cruz – Faculdade de Ciências – Salinópolis - PA - CEP 68721-000.

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Publicado

2020-02-06

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA NO CELULAR INTELIGENTE NA PERSPECTIVA MATEMÁTICA INTRADISCIPLINAR COM ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. (2020). Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 7(1), 54-76. https://doi.org/10.30681/relva.v7i1.4911

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