UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA NO CELULAR INTELIGENTE NA PERSPECTIVA MATEMÁTICA INTRADISCIPLINAR COM ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.30681/relva.v7i1.4911Resumo
Este artigo objetiva apresentar os resultados de uma pesquisa que investigou as contribuições da utilização do celular inteligente na perspectiva intradisciplinar para o ensino de razão e proporção. A pesquisa foi norteada pela indagação: Como as potencialidades da utilização do celular inteligente na perspectiva intradisciplinar podem contribuir para o ensino de razão e proporção? A metodologia qualitativa foi adotada, pois buscou-se a imersão em um contexto social na busca de realidade complexa, dinâmica e em constante transformação que é a educação. Foi realizado um curso em que os dados foram produzidos, com oito alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, que possuem entre 12 e 13 anos de idade. No curso foi realizada uma atividade, e os dados foram registrados por meio das respostas escritas dos alunos, registros em imagem e vídeo, além do caderno de campo. O trabalho é teoricamente fundamentado nos referenciais que discutem raciocínio proporcional, tecnologias digitais e celulares inteligentes no ensino de matemática e intradisciplinaridade matemática. Os resultados mostram que as tecnologias digitais podem ser usadas na sala de aula de Matemática da Educação Básica como alternativa para um ensino mais abrangente, que favorece o desenvolvimento do raciocínio proporcional da perspectiva intradisciplinar.
Palavras-Chave: Aplicativo GeoGebra; Intradisciplinaridade Matemática; Raciocínio Proporcional; Anos Finais do Ensino Fundamental; Ensino de Matemática.