EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO NA AMAZÔNIA LEGAL MATO-GROSSENSE E OS PROCESSOS DE RESISTÊNCIA AO CAPITAL

Autores

  • Amanda Pereira da Silva Azinari

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v7i1.4918

Resumo

Apresentamos neste texto reflexões sobre a configuração das escolas do campo no município de Juara, estado de Mato Grosso, território pertencente à Amazônia Legal. Partimos de fragmentos oriundos da dissertação de mestrado em Educação produzida em 2015/2016 na Universidade do Estado de Mato Grosso. O recorte traz parte da história de vida de uma professora entrevistada que nasceu em Juara e criou-se nestas terras. Sua história traz elementos que mostram a escola do campo no interior da região amazônica, com processos de exclusão ao mesmo tempo os desafios de uma professora formada a partir do cenário expropriatório da Amazônia mato-grossense forjada pelo modelo capitalista de produção, exploração da natureza e dos seres humanos. O contexto em que vivencia colaborou para que a professora construísse cotidianamente um currículo pensado para a escola no/do campo com as demandas e necessidades a partir das vivências/experiências de escolarização, formação e docência na escola do campo resistindo aos processos capitalistas conceber a escola. 

 

Palavras-chave: Educação do campo. Amazônia Legal. Resistência.

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Biografia do Autor

Amanda Pereira da Silva Azinari

Pedagoga, Pós-Graduada em Educação e Diversidade, Mestra em Educação pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Professora efetiva da rede estadual de educação no município de Juara na E.E. Comendador José Pedro Dias e professora interina no Departamento de Pedagogia da Unemat, campus de Juara. Estr. Juara/Brasnorte, zona rural, Juara-MT.

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Publicado

2020-02-06

Como Citar

Azinari, A. P. da S. (2020). EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO NA AMAZÔNIA LEGAL MATO-GROSSENSE E OS PROCESSOS DE RESISTÊNCIA AO CAPITAL. Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 7(1), 186–200. https://doi.org/10.30681/relva.v7i1.4918

Edição

Seção

ARTIGOS