EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO NA AMAZÔNIA LEGAL MATO-GROSSENSE E OS PROCESSOS DE RESISTÊNCIA AO CAPITAL
DOI:
https://doi.org/10.30681/relva.v7i1.4918Resumo
Apresentamos neste texto reflexões sobre a configuração das escolas do campo no município de Juara, estado de Mato Grosso, território pertencente à Amazônia Legal. Partimos de fragmentos oriundos da dissertação de mestrado em Educação produzida em 2015/2016 na Universidade do Estado de Mato Grosso. O recorte traz parte da história de vida de uma professora entrevistada que nasceu em Juara e criou-se nestas terras. Sua história traz elementos que mostram a escola do campo no interior da região amazônica, com processos de exclusão ao mesmo tempo os desafios de uma professora formada a partir do cenário expropriatório da Amazônia mato-grossense forjada pelo modelo capitalista de produção, exploração da natureza e dos seres humanos. O contexto em que vivencia colaborou para que a professora construísse cotidianamente um currículo pensado para a escola no/do campo com as demandas e necessidades a partir das vivências/experiências de escolarização, formação e docência na escola do campo resistindo aos processos capitalistas conceber a escola.
Palavras-chave: Educação do campo. Amazônia Legal. Resistência.
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