IDENTIDADE, REFLEXÃO E AUTONOMIA DOCENTE

Autores

  • Fabiane Deluque Viana

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v7i2.4932

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão sobre a importância de o professor reconhecer a sua identidade e exercer a sua autonomia docente no contexto educacional. Para tanto, por meio de levantamento bibliográfico, buscou-se discorrer acerca da importância de o professor identificar-se com a sua profissão e, a partir disso, desenvolver uma prática autônoma que faça a diferença na aprendizagem do estudante. A pesquisa bibliográfica foi realizada com base nos artigos selecionados para serem estudados nas aulas da disciplina de “Formação de Professor: concepções e práticas”, trabalhada no segundo semestre de 2019, ofertada por meio do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu), mestrado acadêmico, da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), campus de Cáceres, e outros autores que discutem a formação de professores. A questão abordada leva-nos a refletir sobre: O que é ser professor?  Como ser professor no século XXI, ensinar e aprender com sentido e autonomia?  Essas foram algumas das questões que impulsionaram a escrita deste artigo, enquanto mestranda e professora de uma escola da rede pública municipal. Concluiu-se que são muitos os enfrentamentos da carreira docente, todavia a formação continuada, quando subsidiada por debates teóricos que fundamentam a prática, provoca reflexões nos professores que os ajudam a enfrentar e a superar as dificuldades. 

 

Palavras-chave: Professor; Identidade; Autonomia; Aprendizagem.

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Biografia do Autor

Fabiane Deluque Viana

Graduada em Pedagogia - pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. Mestranda do Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação PPGEdu.  Professora da Rede Pública Municipal.

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Publicado

2020-10-08

Como Citar

Viana, F. D. (2020). IDENTIDADE, REFLEXÃO E AUTONOMIA DOCENTE. Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 7(2), 48–58. https://doi.org/10.30681/relva.v7i2.4932

Edição

Seção

DOSSIÊ