IDENTIDADE, REFLEXÃO E AUTONOMIA DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.30681/relva.v7i2.4932Resumo
Este artigo apresenta uma reflexão sobre a importância de o professor reconhecer a sua identidade e exercer a sua autonomia docente no contexto educacional. Para tanto, por meio de levantamento bibliográfico, buscou-se discorrer acerca da importância de o professor identificar-se com a sua profissão e, a partir disso, desenvolver uma prática autônoma que faça a diferença na aprendizagem do estudante. A pesquisa bibliográfica foi realizada com base nos artigos selecionados para serem estudados nas aulas da disciplina de “Formação de Professor: concepções e práticas”, trabalhada no segundo semestre de 2019, ofertada por meio do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu), mestrado acadêmico, da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), campus de Cáceres, e outros autores que discutem a formação de professores. A questão abordada leva-nos a refletir sobre: O que é ser professor? Como ser professor no século XXI, ensinar e aprender com sentido e autonomia? Essas foram algumas das questões que impulsionaram a escrita deste artigo, enquanto mestranda e professora de uma escola da rede pública municipal. Concluiu-se que são muitos os enfrentamentos da carreira docente, todavia a formação continuada, quando subsidiada por debates teóricos que fundamentam a prática, provoca reflexões nos professores que os ajudam a enfrentar e a superar as dificuldades.
Palavras-chave: Professor; Identidade; Autonomia; Aprendizagem.
Downloads
Referências
BRANCHER, Vantoir Roberto. BAPTISTA, Elza Hirata. MARASCHIN, Mariglei Severo. CONCEIÇÃO, Victor Julierme Santos da. Formação do Professor: Algumas Reflexões Coletivas. Educere et Educare. Revista da Educação, vol. 2, n. 4 jul./dez. 2007 p. 63-75. Disponível http://www2.ifrn.edu.br › Capa › v. 6 (2019) › Guerch. Acesso em: 22 de novembro de 2019.
CASTRO, Sumaya Pimenta de. MALAVASIM, Abigail. A Relação da Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire com a Prática Docente no Contexto Educacional. E-Mosaicos - Revista Multidisciplinar de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira. (CAp-UERJ), v. 6, n. 13, dez 2017.
DUBOC, Maria José Oliveira. SANTOS, Solange Mary Moreira. A autonomia de Professores da Educação Básica: em busca de compreensão. Sitientibus, Feira de Santana, n.36, p.21-42, jan./jun. 2007.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido: saberes necessários a prática educativa. 62ª ed- Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz e Terra, 2019.
GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender com sentido / 2. ed. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2011. (Educação cidadã; 2).
IZA VEDOVATTO, Dijnane Fernanda et al. Identidade docente: As várias faces da constituição do ser professor. Revista Eletrônica de Educação, v. 8, n. 2, p. 273-292, 2014. Disponível em http://www.reveduc.ufscar.br. Acesso em: 18 de novembro de 2019.
NÓVOA, António. Firmar a posição como Professor, afirmar a profissão. Docente. Cadernos de Pesquisa, v.47 n.166 p.1106-1133 out./dez. 2017, 1107.
PETRONI, Ana Paula. SOUZA, Vera Lúcia Trevisan de. Vigotski e Paulo Freire: Contribuições para a Autonomia do professor. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 9, n. 27, p. 351-361, maio/ago. 2009.
PRYJMA, Leila Cleuri. P967s Ser professor: representações sociais de professores. Presidente Prudente: [s.n.], 2016.
TARDIF, Maurice; RAYMOND Danielle. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & Sociedade, ano XXI, n.73, Dezembro/2000.
VALÉRIO, Marcelo. Resumo do livro: CONTRERAS, José. Autonomia de professores. Trad. Sandra Trabuco Valenzuela. São Paulo: Cortez, 2002. 296p. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 66, p. 327-332, out./dez. 2017.