ESTUDO TEÓRICO: REFLEXÃO SOBRE IDENTIDADE, CULTURA E INTERCULTURALIDADE

Autores

  • Elaine Fernanda Marins MAMORÉ Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação - UNEMAT
  • Waldinéia Antunes de Alcântara FERREIRA UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v7i2.5062

Resumo

O presente texto, objetiva apresentar um estudo teórico, com algumas reflexões sobre identidade, cultura e interculturalidade, que será fonte de pesquisa a ser realizada no Centro de Educação de Jovens e Adultos da cidade de Cáceres/MT. A pesquisa nasce da inquietação em compreender quais as percepções dos/as professores (as) do CEJA “Prof. Milton Marques Curvo” em Cáceres-MT sobre os (a) educandos (as) bolivianos (as) e como desenvolvem suas práticas pedagógicas. Para fundamentar a pesquisa serão utilizados como referencial, diversos teóricos que conversam sobre a identidade, cultura e interculturalidade, visto que a pesquisa é uma tentativa de compreender a percepção dos professores (as) do CEJA sobre educandos (as) bolivianos e, também, observar quais são as ações pedagógicas desenvolvidas pela instituição de ensino para integrar os educandos (as) bolivianos matriculados. Busca-se também saber quem são esses (as) educandos (as) e de “onde” são. E, assim, oferecer subsídios que auxiliem nas ações de políticas públicas de educação, voltadas para a questão da inclusão e reflexão de práticas pedagógicas que garantam o direito do (a) aluno (a) boliviano (a) ao aprendizado e respeito à sua cultura, principalmente para a Educação de Jovens e Adultos. Assim, para chegar-se a tal compreensão, é necessário refletir sobre os conceitos de identidade, cultura, multiculturalidade e interculturalidade.

 

Palavras-chave: Identidade; Cultura; Multiculturalidade; Interculturalidade; Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Fernanda Marins MAMORÉ, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação - UNEMAT

Professora na rede pública Estadual, Licenciada em Letras e Bacharel em Direito, ambos pela Universidade do Estado de Mato Grosso, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, ofertado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT),  Campus Jani Vanini, Cáceres-MT.

Waldinéia Antunes de Alcântara FERREIRA, UNEMAT

Doutora em Educação. Professora efetiva da Universidade do Estado de Mato Grosso - Curso Pedagogia - Campus Juara; Coordenadora do Curso de Pedagogia Intercultural da Faculdade Indígena Intercultural - Campus Barra do Bugres; Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU), Campus de Cáceres; Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Contexto Indígena Intercultural.

Referências

BAUMAN Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi/ZygmuntBauman; tradução, Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005.

BRASIL. Lei nº. 5692/71. Constituição da República Federativa do Brasil, de 05 de outubro de 1988. Da Educação, da Cultura e do Desporto. Brasília, 1988.

CANCLINI, Nestor García. Culturas Híbridas: Estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: EDUSP, 2008.

______.Diferentes, desiguais e desconectados: mapas da interculturalidade. Tradução Luiz Sérgio Henriques. Rio de Janeiro: UFRJ, 2009.

CANDAU, Vera Maria. (org.). Magistério: construção cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1997.

FERREIRA, Waldinéia Antunes de Alcântara; PEREIRA, Lisanil Conceição Patrocínio; JESUS, Lori Hack de. Movimentos...Traços...nós, entre nos conosco mesmos. In: CARVALHO, Cristina F., GUOMARÃES, Solange T. de Lima, MARIM, José, PASSOS, Luiz A. (orgs). RuAção: das epistemologias da rua a política da rua. Cuiabá- MT. EdUFMT. Editora Sustentável, 2014.

FLEURI, Reinaldo Matias. Interculturalidade, identidade e decolonialidade: desa?os políticos e educacionais. Série-Estudos - Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB Campo Grande, MS, n. 37, p. 89-106, jan./jun. 2014. DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.771

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à pratica educativa. 4. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1996.

GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro. LTC-Livros Técnicos e Científicos Editora S.A.,1989.

HADDAD, Sérgio; DI PIERRO, Maria Clara. Escolarização de jovens e adultos. Rio de Janeiro: Revista Brasileira de Educação. maio/jul./ago/ n. 14, 2000. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-88392000000100005

JANUÁRIO, Elias Renato da Silva. Caminhos da Fronteira: educação e diversidade em escolas da fronteira Brasil-Bolívia (Cáceres-MT). Cáceres-MT, UNEMAT Editora, 2004.

KUPER, Adam. Cultura: a visão dos antropólogos. Tradução Mirtes Frange de Oliveira Pinheiros. Bauru, SP: EDUSC, 2002.

LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.

MELLO, Ângela Rita Christofolo. Os Organismos Internacionais e a Constituição e Sistematização Conceitual da Educação de Adultos. Rev. Teorias Práticas da Educação, V. 19, n. 3 p. 91-105. Setembro/Dezembro 2016.

VENTURA, J. A trajetória histórica da educação de jovens e adultos trabalhadores. In: TIRIBA, L.; CIAVATTA, M. (orgs). Trabalho e Educação de Jovens e Adultos. Brasília: Liber Livro e Editora UFF, 2011.

VIEIRA, Rosângela Steffen. Educação Intercultural: uma proposta de ação no mundo multicultural. In: FLEURI, Reinaldo M. Intercultura: estudos emergentes. Ijuí: Unijuí, 2002.

Downloads

Publicado

2020-10-08

Como Citar

MAMORÉ, E. F. M., & FERREIRA, W. A. de A. (2020). ESTUDO TEÓRICO: REFLEXÃO SOBRE IDENTIDADE, CULTURA E INTERCULTURALIDADE. Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 7(2), 29–44. https://doi.org/10.30681/relva.v7i2.5062

Edição

Seção

ARTIGOS