ESTUDO TEÓRICO: REFLEXÃO SOBRE IDENTIDADE, CULTURA E INTERCULTURALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.30681/relva.v7i2.5062Resumo
O presente texto, objetiva apresentar um estudo teórico, com algumas reflexões sobre identidade, cultura e interculturalidade, que será fonte de pesquisa a ser realizada no Centro de Educação de Jovens e Adultos da cidade de Cáceres/MT. A pesquisa nasce da inquietação em compreender quais as percepções dos/as professores (as) do CEJA “Prof. Milton Marques Curvo” em Cáceres-MT sobre os (a) educandos (as) bolivianos (as) e como desenvolvem suas práticas pedagógicas. Para fundamentar a pesquisa serão utilizados como referencial, diversos teóricos que conversam sobre a identidade, cultura e interculturalidade, visto que a pesquisa é uma tentativa de compreender a percepção dos professores (as) do CEJA sobre educandos (as) bolivianos e, também, observar quais são as ações pedagógicas desenvolvidas pela instituição de ensino para integrar os educandos (as) bolivianos matriculados. Busca-se também saber quem são esses (as) educandos (as) e de “onde” são. E, assim, oferecer subsídios que auxiliem nas ações de políticas públicas de educação, voltadas para a questão da inclusão e reflexão de práticas pedagógicas que garantam o direito do (a) aluno (a) boliviano (a) ao aprendizado e respeito à sua cultura, principalmente para a Educação de Jovens e Adultos. Assim, para chegar-se a tal compreensão, é necessário refletir sobre os conceitos de identidade, cultura, multiculturalidade e interculturalidade.
Palavras-chave: Identidade; Cultura; Multiculturalidade; Interculturalidade; Educação.
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