ESTUDO TEÓRICO: REFLEXÃO SOBRE IDENTIDADE, CULTURA E INTERCULTURALIDADE

Autores

  • Elaine Fernanda Marins MAMORÉ Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação - UNEMAT
  • Waldinéia Antunes de Alcântara FERREIRA UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v7i2.5062

Resumo

O presente texto, objetiva apresentar um estudo teórico, com algumas reflexões sobre identidade, cultura e interculturalidade, que será fonte de pesquisa a ser realizada no Centro de Educação de Jovens e Adultos da cidade de Cáceres/MT. A pesquisa nasce da inquietação em compreender quais as percepções dos/as professores (as) do CEJA “Prof. Milton Marques Curvo” em Cáceres-MT sobre os (a) educandos (as) bolivianos (as) e como desenvolvem suas práticas pedagógicas. Para fundamentar a pesquisa serão utilizados como referencial, diversos teóricos que conversam sobre a identidade, cultura e interculturalidade, visto que a pesquisa é uma tentativa de compreender a percepção dos professores (as) do CEJA sobre educandos (as) bolivianos e, também, observar quais são as ações pedagógicas desenvolvidas pela instituição de ensino para integrar os educandos (as) bolivianos matriculados. Busca-se também saber quem são esses (as) educandos (as) e de “onde” são. E, assim, oferecer subsídios que auxiliem nas ações de políticas públicas de educação, voltadas para a questão da inclusão e reflexão de práticas pedagógicas que garantam o direito do (a) aluno (a) boliviano (a) ao aprendizado e respeito à sua cultura, principalmente para a Educação de Jovens e Adultos. Assim, para chegar-se a tal compreensão, é necessário refletir sobre os conceitos de identidade, cultura, multiculturalidade e interculturalidade.

 

Palavras-chave: Identidade; Cultura; Multiculturalidade; Interculturalidade; Educação.

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Biografia do Autor

  • Elaine Fernanda Marins MAMORÉ, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação - UNEMAT
    Professora na rede pública Estadual, Licenciada em Letras e Bacharel em Direito, ambos pela Universidade do Estado de Mato Grosso, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, ofertado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT),  Campus Jani Vanini, Cáceres-MT.
  • Waldinéia Antunes de Alcântara FERREIRA, UNEMAT
    Doutora em Educação. Professora efetiva da Universidade do Estado de Mato Grosso - Curso Pedagogia - Campus Juara; Coordenadora do Curso de Pedagogia Intercultural da Faculdade Indígena Intercultural - Campus Barra do Bugres; Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU), Campus de Cáceres; Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Contexto Indígena Intercultural.

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Publicado

2020-10-08

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

ESTUDO TEÓRICO: REFLEXÃO SOBRE IDENTIDADE, CULTURA E INTERCULTURALIDADE. (2020). Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 7(2), 29-44. https://doi.org/10.30681/relva.v7i2.5062