A PROFESSORALIDADE COMO SINGULARIDADE: A IDENTIDADE DOCENTE EM QUESTÃO

Autores

  • Amanda Oliveira RABELO Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v7i2.5063

Resumo

Este artigo faz parte da tese de doutorado “A figura masculina na docência do ensino primário”, onde se efetua um estudo comparado indagando questões como a escolha profissional do professor do sexo masculino no ensino primário, a sua aceitação na comunidade, entre outros aspectos. Neste sentido, o objetivo foi efetuar uma reflexão teórica sobre o conceito de identidade e a docência com base em uma revisão bibliográfica narrativa, tal revisão possibilita a posterior análise dos dados de quem são estes docentes, uma minoria de gênero na sua profissão, e como se identificam nesta profissão. Esta análise é efetuada, recorrendo a fontes originais, baseando a exposição de resultados em três momentos: primeiro sobre o conceito complexo de “identidade”, segundo sobre o conceito de “singularidade” de Foucault e, por fim, sobre o conceito de “professoralidade” de Pereira. Conclui-se que este último conceito é mais conveniente para abordar a identidade docente porque a “professoralidade” não é uma escolha feita seguindo um modelo, mas uma “diferença que o sujeito produz em si”.

 

Palavras-chave: Identidade; docência; profissão docente.

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Biografia do Autor

Amanda Oliveira RABELO, Universidade Federal Fluminense

Professora Associada 1 do INFES e do PPG Ensino da Universidade Federal Fluminense/ UFF, Pedagoga pela UNIRIO, Mestre em Memória Social pela UNIRIO, Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Aveiro, Pós-doutora em Educação pela UFRJ e em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra.

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Publicado

2020-10-08

Como Citar

RABELO, A. O. (2020). A PROFESSORALIDADE COMO SINGULARIDADE: A IDENTIDADE DOCENTE EM QUESTÃO. Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 7(2), 45–62. https://doi.org/10.30681/relva.v7i2.5063

Edição

Seção

ARTIGOS