JUVENTUDES CAMPONESAS: PERCEPÇÕES SOBRE CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS DA COMUNIDADE TRADICIONAL ZÉ ALVES E DO QUILOMBO LARANJAL NO MUNICÍPIO DE POCONÉ-MATO GROSSO

Autores

  • Jucieli Bertoncello
  • Michelle Tatiane Jaber-Silva
  • Regina Aparecida da Silva

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v9i2.5272

Palavras-chave:

Juventudes Camponesas, Comunidades do campo, Conflitos Socioambientais

Resumo

Os conflitos socioambientais são decorrentes das disputas desiguais entre grupos sociais vulneráveis que têm sua cultura, identidade e território ameaçado por grupos dominantes, especialmente do agronegócio, que transformam os bens naturais em recursos para atender a lógica economicista, pautadas no produtivismo e consumismo. O objetivo desta pesquisa foi identificar as percepções das juventudes camponesas sobre os conflitos socioambientais existentes na comunidade tradicional Nossa Senhora de Lurdes (conhecida como Zé Alves) e na comunidade remanescente de Quilombo Laranjal, ambas localizadas no município de Poconé-Mato Grosso. A proposição investigativa apoiou-se no método qualitativo, tendo como táticas metodológicas o Mapa Social que buscou evidenciar os grupos invisibilizados e as injustiças socioambientais que transformam-se em conflitos à medida que a resistência e mobilização vão se instaurando nos territórios.

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Biografia do Autor

Jucieli Bertoncello

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2011), especialização em Educação e Diversidade pela UNEMAT (2012), especialização em Docência no Ensino Superior pela UNEMAT (2015) e Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado de Mato Grosso (2018) na linha de Pesquisa Movimentos Sociais, Política e Educação Popular no Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte (GPEA). Atualmente professora interina na UNEMAT no Curso de Licenciatura em Pedagogia - Juara/MT e professora da Educação Infantil na Rede Municipal de Juara/MT.

Michelle Tatiane Jaber-Silva

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), doutorado em Ciências - área de concentração Ecologia e Recursos Naturais - pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais (PPG-ERN) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) (2012). Atuou como professora no Instituto de Educação da UFMT, nos Cursos de Pedagogia (modalidades: a distância e presencial) e no mestrado em educação no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFMT) vinculada ao Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte (GPEA/UFMT).

Regina Aparecida da Silva

Possui graduação em licenciatura em ciências biológicas e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), doutorado em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais (PPGERN) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) (2011) e pós-doutorado em Educação pela UFMT (2013). É professora do departamento de Educação, Campus Universitário de Rondonópolis, UFMT. E, professora credenciada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFMT), pesquisando e orientando na área de educação ambiental, educação popular, movimentos sociais, mapa social e políticas públicas. Participa do Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte (GPEA/UFMT).

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

Bertoncello, J., Jaber-Silva, M. T., & Silva, R. A. da. (2022). JUVENTUDES CAMPONESAS: PERCEPÇÕES SOBRE CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS DA COMUNIDADE TRADICIONAL ZÉ ALVES E DO QUILOMBO LARANJAL NO MUNICÍPIO DE POCONÉ-MATO GROSSO. Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 9(2), 180–202. https://doi.org/10.30681/relva.v9i2.5272