INTERCULTURALIDADE E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: O CONTEXTO ESCOLAR DA COMUNIDADE QUILOMBOLA/KALUNGA MIMOSO-ALBINO

Autores

  • Maria Edimaci Teixeira Barbosa Leite Secretaria Municipal de Ensino de Goiânia.
  • Marliane Dias Silva Instituto Federal de Goiás (IFG), Câmpus Jataí.
  • Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (FE/UFG). Professora Adjunta da PUC-GO

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v8i1.5521

Resumo

A interculturalidade permite refletir sobre os aspectos da língua, cultura e sociedade em que o sujeito educando está inserido. Considerá-la, no processo formativo, permite compreender como o aprendiz se desenvolve e aprende com êxito. Assim, este artigo objetiva discutir sobre a interculturalidade e a formação dos professores voltada para a cultura afrodescendente. Para isto, entrevistamos uma professora que trabalha em uma escola da comunidade quilombola/Kalunga Mimoso – Albino, no estado de Tocantins, na cidade de Paranã. A metodologia utilizada para a construção deste, partiu da exposição do aparato teórico envolvendo o conceito de cultura, a abordagem centrou-se na interculturalidade, sua relação com a educação e a formação de professores. Ao final, apresentamos, baseadas nos princípios teóricos da Historiografia alinhando com as técnicas utilizadas pela História Oral, a entrevista com a professora. A partir dos relatos dela, foi possível discorrer sobre interculturalidade e a formação de professores.

 

Palavras-chave: Interculturalidade; Formação; Professores; Quilombolas; História Oral.

 

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Biografia do Autor

  • Maria Edimaci Teixeira Barbosa Leite, Secretaria Municipal de Ensino de Goiânia.
    Doutoranda em Educação – Bolsista CAPES/Prosup, Mestra em Educação com ênfase em Educação Popular e Especialista em Sociolinguística e Letramento pela pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Brasileira de Educação e Cultura (FABEC). Graduada em Pedagogia pela PUC-GO. Atualmente é professora concursada da Secretaria Municipal de Ensino de Goiânia. E-mail: edmacibarbosa@hotmail.com. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4599417245230548.
  • Marliane Dias Silva, Instituto Federal de Goiás (IFG), Câmpus Jataí.

    Doutoranda em Educação e Mestra em Letras com ênfase em Literatura e Crítica Literária e Graduada em Letras pela PUC-GO. Graduada em Letras pela Universidade de Rio Verde (UniRV). Atualmente é professora concursada do Instituto Federal de Goiás (IFG), Câmpus Jataí, atuando nas áreas de língua portuguesa e língua inglesa. E-mail: mdisigoias@gmail.com. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8862436191792598.

  • Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (FE/UFG). Professora Adjunta da PUC-GO

    Doutora em História Cultura pela Universidade de Brasília (UnB). Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduada em Pedagogia pela PUC-GO. Professora Adjunta (aposentada) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (FE/UFG). Professora Adjunta da PUC-GO-PPGE/EFPH/Linha de Pesquisa: Educação, Sociedade e Cultura. Líder do Diretório CNPq/PROPE/EDUCAÇÃO, HISTÓRIA, MEMÓRIA E CULTURAS EM DIFERENTES ESPAÇOS SOCIAIS/HISTEDBR - EHMCES. E-mail: zeneide.cma@gmail.com. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5736362178244406.

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Publicado

2021-06-07

Como Citar

INTERCULTURALIDADE E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: O CONTEXTO ESCOLAR DA COMUNIDADE QUILOMBOLA/KALUNGA MIMOSO-ALBINO. (2021). Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 8(1), 30-43. https://doi.org/10.30681/relva.v8i1.5521