INTERCULTURALIDADE E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: O CONTEXTO ESCOLAR DA COMUNIDADE QUILOMBOLA/KALUNGA MIMOSO-ALBINO
DOI:
https://doi.org/10.30681/relva.v8i1.5521Resumo
A interculturalidade permite refletir sobre os aspectos da língua, cultura e sociedade em que o sujeito educando está inserido. Considerá-la, no processo formativo, permite compreender como o aprendiz se desenvolve e aprende com êxito. Assim, este artigo objetiva discutir sobre a interculturalidade e a formação dos professores voltada para a cultura afrodescendente. Para isto, entrevistamos uma professora que trabalha em uma escola da comunidade quilombola/Kalunga Mimoso – Albino, no estado de Tocantins, na cidade de Paranã. A metodologia utilizada para a construção deste, partiu da exposição do aparato teórico envolvendo o conceito de cultura, a abordagem centrou-se na interculturalidade, sua relação com a educação e a formação de professores. Ao final, apresentamos, baseadas nos princípios teóricos da Historiografia alinhando com as técnicas utilizadas pela História Oral, a entrevista com a professora. A partir dos relatos dela, foi possível discorrer sobre interculturalidade e a formação de professores.
Palavras-chave: Interculturalidade; Formação; Professores; Quilombolas; História Oral.
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