ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA E UTILIZAÇÃO DO TÊNIS DE MESA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

  • Moisés de Lima Araújo
  • Nádia Dutra de Morais Mourão
  • Nairana Cristina Santos Freitas
  • Luis Carlos Goncalves de OLIVEIRA
  • Aníbal Monteiro de Magalhães Neto, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), CUA, UFMT.
  • Patrícia Chaves de Araújo do Socorro

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v8i1.5527

Resumo

O estudo tem o propósito de investigar qual é a importância e utilização do tênis de mesa na educação física escolar e, como são desenvolvidas as aulas através desse jogo. Esse conteúdo dentro do ambiente escolar proporciona um grande diferencial, bem como, trabalha diversas habilidades que as crianças e jovens necessitam para o crescimento físico e intelectual. Dessa forma, é importante ressaltar que essa prática deve ser constituída de maneira pedagógica e gradativa. Com essa dinâmica simples, o tênis de mesa abre possibilidades para o desenvolvimento de muitas habilidades. De maneira geral, é importante identificar se as escolas estão equipadas com material adequado para as práticas desta modalidade. Assim, nosso objetivo é identificar a existência desses materiais nas escolas, como estão sendo manuseados e reproduzidos nas aulas de educação física. Ao realizar esse esporte o aluno consegue ter tomadas de decisões que influenciam tanto no jogo, como na vida. A integração com outros participantes propicia a interação e socialização entre os diferentes tipos de pessoas. O estudo foi estruturado em uma pesquisa de campo nas escolas privadas, municipais, estaduais e federal da cidade de Barra do Garças- MT. Desse modo, foi aplicado um questionário, a fim de saber quais escolas utilizavam o tênis de mesa nas aulas de educação física.  É importante analisar nas instituições de ensino, pesquisadas, a existência de material disponível, porém, não é utilizado nas aulas de educação física. Dessa forma, deve-se recriar aparatos para que essa prática possa acontecer com mais frequência nas instituições de ensino.

 

Palavras-chave: Tênis de Mesa; Educação Física; Escolas.

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Biografia do Autor

  • Moisés de Lima Araújo

    Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

  • Nádia Dutra de Morais Mourão

    Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Especialista em Educação para Diversidade e Cidadania pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

  • Nairana Cristina Santos Freitas
    Graduada em Educação Física pela UFMT. Especialista em Educação Física Escolar pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9217471279453216.
  • Luis Carlos Goncalves de OLIVEIRA
    Mestre em Motricidade Humana e Graduado em Educação Física pela Universidade Castelo Branco (UCB).
  • Aníbal Monteiro de Magalhães Neto,, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), CUA, UFMT.
    Professor Associado do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), CUA, UFMT. Professor Colaborador da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Doutor em Genética e Bioquímica pela UFU. Co-orientador desta pesquisa. E-mail: professoranibal@yahoo.com.br. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5023174064373373.
  • Patrícia Chaves de Araújo do Socorro
    Doutoranda em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutora em Pedagogia da Educação Física pela Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Mestra em Motricidade Humana, Especialista em Metodologia do Ensino da Educação Física Escolar e Graduada em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Graduada em Pedagogia pela Universidade da Amazônia (UNAMA). CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/0687166007300703.

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Publicado

2021-06-07

Como Citar

ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA E UTILIZAÇÃO DO TÊNIS DE MESA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. (2021). Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 8(1), 146-155. https://doi.org/10.30681/relva.v8i1.5527