ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA E UTILIZAÇÃO DO TÊNIS DE MESA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.30681/relva.v8i1.5527Resumo
O estudo tem o propósito de investigar qual é a importância e utilização do tênis de mesa na educação física escolar e, como são desenvolvidas as aulas através desse jogo. Esse conteúdo dentro do ambiente escolar proporciona um grande diferencial, bem como, trabalha diversas habilidades que as crianças e jovens necessitam para o crescimento físico e intelectual. Dessa forma, é importante ressaltar que essa prática deve ser constituída de maneira pedagógica e gradativa. Com essa dinâmica simples, o tênis de mesa abre possibilidades para o desenvolvimento de muitas habilidades. De maneira geral, é importante identificar se as escolas estão equipadas com material adequado para as práticas desta modalidade. Assim, nosso objetivo é identificar a existência desses materiais nas escolas, como estão sendo manuseados e reproduzidos nas aulas de educação física. Ao realizar esse esporte o aluno consegue ter tomadas de decisões que influenciam tanto no jogo, como na vida. A integração com outros participantes propicia a interação e socialização entre os diferentes tipos de pessoas. O estudo foi estruturado em uma pesquisa de campo nas escolas privadas, municipais, estaduais e federal da cidade de Barra do Garças- MT. Desse modo, foi aplicado um questionário, a fim de saber quais escolas utilizavam o tênis de mesa nas aulas de educação física. É importante analisar nas instituições de ensino, pesquisadas, a existência de material disponível, porém, não é utilizado nas aulas de educação física. Dessa forma, deve-se recriar aparatos para que essa prática possa acontecer com mais frequência nas instituições de ensino.
Palavras-chave: Tênis de Mesa; Educação Física; Escolas.
Downloads
Referências
CBTM. Confederação Brasileira de Tênis de Mesa. Disponível em: https://www.cbtm.org.br. Acesso em: 01 out. 2019.
CHIMINAZZO, J. G. Esporte de raquete na escola: uma possibilidade de trabalho. Movimento e Percepção, Espírito Santo do Pinhal, v. 9, n. 12, jan./jun. 2008. ISSN 1679-8678.
COB. Comitê Olímpico Brasileiro. Disponível em: https://www.cob.org.br/pt/. Acesso em: 01 out. 2019.
FARIA JUNIOR, H.; NOGUEIRA, H. C. Eficiência do Spin no Tênis de Mesa em atletas iniciantes e de alto rendimento. 2013. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) – Faculdade de Educação e Artes, Universidade do Vale do Paraíba, São José dos Campos, 2013.
FPTM. Federação Paulista de Tênis de Mesa. Disponível em: https://www.fptm.com.br. Acesso em: 01 out. 2019.
GONÇALVES, M. A. S. Sentir, pensar, agir: corporeidade e educação. Campinas: Papirus, 1994. p. 15.
HARROW, A. J. Taxionomia do domínio psicomotor: manual para elaboração de objetivos comportamentais em Educação Física. Rio de Janeiro: Globo, 1983.
MARTINS, R. V. O esporte nas aulas de Educação Física: uma problemática na prática dos docentes. EFdeportes.com, Buenos Aires, ano 17, n. 167, abr. 2012.
MARINOVIC, W.; IIZUKA, C. A.; NAGAOKA, K. T. (ed.). Tênis de mesa: teoria e prática. São Paulo: Phorte Editora, 2006.
MORAES, A. H. C. O desenvolvimento psicomotor de deficientes intelectuais fundamentado na prática do tênis de mesa. 2012. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) – Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Muzambinho, 2012.
NANNI, D. Dança Educação: pré-escola a universidade. Rio de Janeiro: Sprint, 2003.
POLIT, D. F.; BECK, C. T.; HUNGLER, B. P. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: métodos, avaliação e utilização. Tradução Ana Thorell. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.
VILANI, L. H. P.; SAMULSKI, D. M.; LIMA, F. V. Non-systematic coping strategies in game situations in table tennis. In: CONGRESSO CIENTÍFICO INTERNACIONAL APLICADO AL TÊNIS DE MESA Y DEPORTES DE RAQUETA 2003. Resumen. Santiago, 17 dec. 2003b, p. 6.
VILANI, L. H. P. Liderança Situacional® II e a Relação Treinador-atleta em Diferentes Categorias da Base do Tênis de Mesa Nacional. 2004. Dissertação (Mestrado em Treinamento Esportivo na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2004.