REFLEXÕES SOBRE AÇÕES EDUCACIONAIS E CULTURAIS COMO FERRAMENTAS PARA O DEBATE SOBRE O RACISMO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v9i2.5818

Palavras-chave:

Preconceito, Racismo, Educação, Direitos Humanos

Resumo

Este artigo investiga os resultados e impactos de atividades educacionais e culturais que tiveram o racismo como tema central e ocorreram entre o final de 2019 e o início de 2020, junto a alunos do IFSP-Caraguatatuba e convidados da comunidade externa à instituição. Essas ações abordaram também, de forma crítica, outros preconceitos que permanecem arraigados na sociedade brasileira, tais como o machismo e a homofobia. Como fundamentação para estas apresentações, foram analisados alguns referenciais teóricos acerca dos temas abordados e as suas relações com as áreas da educação e da cultura, sobretudo em artigos publicados em revistas científicas, trabalhos submetidos para congressos acadêmicos e capítulos de livros das áreas em questão. Para a sua realização foram pesquisados vídeos de curta duração que pudessem ser utilizados nas apresentações audiovisuais. As atividades tiveram uma abordagem bastante interdisciplinar e procuraram dialogar com situações vivenciadas pelos participantes, sobretudo na questão do preconceito racial. Foram realizados três tipos de atividades: oficinas educacionais, exibições de vídeos curtos e cinedebates. Nas duas oficinas educacionais realizadas, as respostas dadas por escrito à pergunta “você acha que o preconceito está presente em seu meio social” foram analisadas para entender a forma como os preconceitos são reproduzidos pela sociedade.

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Biografia do Autor

  • Beatriz Aguida Gomes, Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Caraguatatuba
    Estudade do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba.
  • Ricardo Roberto Plaza Teixeira, Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Caraguatatuba

    Licenciado e Bacharel em Física pela UNICAMP (1984).

    Licenciado e Bacharel em História pela USP (2000).

    Mestre em Física pela USP (1988).

    Doutor em Física pela USP (1996).

    Docente de Física e Professor Titular do IFSP-Caraguatatuba.

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

Gomes, B. A., & Teixeira, R. R. P. (2022). REFLEXÕES SOBRE AÇÕES EDUCACIONAIS E CULTURAIS COMO FERRAMENTAS PARA O DEBATE SOBRE O RACISMO. Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 9(2), 160-179. https://doi.org/10.30681/relva.v9i2.5818