O LUGAR DA CRÍTICA NA MOBILIZAÇÃO DE LETRAMENTOS DIGITAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v9i2.6023

Palavras-chave:

Letramento Tecnológico, Assimilação Crítica de Tecnologia, Educação, Universidade.

Resumo

São diversas as questões relacionadas aos letramentos digitais envolvendo linguagem, contextualização, ética e manuseio dos dispositivos digitais. Pensar em práticas sociais baseadas na reflexividade contempla um olhar crítico, tanto sobre as tecnologias utilizadas, quanto para os discursos disponíveis nos diversos ambientes que navegamos. Diante disso, o objetivo principal desta pesquisa consistiu em delinear as habilidades de Letramentos Digitais Críticos, buscando compreender o lugar da crítica em um contexto geral na mobilização de diversas dimensões e habilidades de letramentos digitais. Esse artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de Mestrado que tem como objetivo compreender os diferentes letramentos mobilizados pelos estudantes nas práticas e eventos de letramentos digitais e qual a contribuição destes para se delinear uma perspectiva crítica dos letramentos digitais. Neste texto apresentamos um estudo de abordagem qualitativa que foi realizado a partir de uma pesquisa bibliográfica em que identificamos na literatura acadêmica três dimensões compostas por habilidades de letramentos digitais, são elas, técnico-operacional em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), informacional em TIC e social no uso das mídias. Tendo em vista o contexto que vivemos em um mundo digital em que usuários são cada vez mais leitores ativos, distribuidores de informações e produtores de conhecimento, é necessário o desenvolvimento de uma formação cidadã e empoderamento do conhecimento e da crítica. Assim, a partir do estudo teórico, identificamos como o lugar da crítica a interseção entre as dimensões de letramento digitais, ou seja, a crítica surge no elo destas dimensões no momento em que o usuário desenvolve práticas sociais em ambientes digitais. Para um olhar crítico, o usuário precisará desenvolver habilidades voltadas para a compreensão de questões como leitura hipertextual, multimodalidade, reflexividade, contextualização e ética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniele TREVISAN, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação - PPGE da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, grupo de pesquisa Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação - LêTece e Dados Além da Vida - DAVI. Mestre em Educação (PPGE/UFMT), Pós Graduada em Educação e Diversidade e Docência no Ensino Superior pela UNEMAT e graduada em Pedagogia e Letras/Inglês pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. É professora efetiva da educação básica - Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC/MT) na E.E José Alves Bezerra no município de Porto dos Gaúchos/MT. Tem experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Educação a Distância, Formação de Professores, Letramentos Digitais, Letramento Crítico e Legado Digital Pós morte

Cristiano MACIEL, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

possui graduação em Bacharelado em Informática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1995), Especialização em Avaliação Educacional pela Universidade Federal do Mato Grosso (1998), Mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e Doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com estágio na Universidade de Coimbra, em Portugal (2008). Possui experiência tanto docente quanto administrativa e possui publicacões nas áreas de Ciência da Computação e da Educação. Atualmente é Professor Associado II do Instituto de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professor do Programa de Pós-Graduação em Educação, professor do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a inovação (PROFNIT), pesquisador do Laboratório de Ambientes Virtuais Interativos (LAVI) e Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (LeTECE); Foi Diretor-geral da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da UFMT (Fundação Uniselva). É Diretor de Eventos e Comissões Especiais da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e consultor do Programa Meninas Digitais. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Seus interesses são pelas áreas de aplicações Internet, interação humano-computador, engenharia de software, gerência de projetos, redes sociais, governo eletrônico, legado digital pós-morte e tecnologias na educação.

Terezinha Fernandes Martins de SOUZA, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Brasil. Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) 2020-2021. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) 2012-2016, com Doutoramento Sanduíche na Universidade Aberta (UAb), Portugal 2014-2015. Bolsista Prodoutoral Docente Capes 2012-2013 e 2016 e Bolsista Doutorado SWE CNPq-Ciência sem Fronteiras 2014-2015. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) 2004-2006. Especialista em Formação de Orientadores para EaD pela UFMT - 2002 e em Psicopedagogia - 2000. Licenciada em Pedagogia - 1997. Atua na docência na graduação (presencial e EaD) do Instituto de Educação-UFMT nas áreas de Múltiplas Linguagens: Alfabetização, Letramentos e Literatura Infantil; Introdução a EaD, Seminários Temáticos, Práticas Pedagógicas e Ensino Estágio e Trabalho de Conclusão de Curso e no Programa de Pós-graduação em Educação, na linha de pesquisa Organização Escolar, Formação e Práticas Pedagógicas, nas disciplinas de Pesquisa em Educação I e II e Seminário Avançado I e II e orientação de estudantes de Mestrado e Doutorado. Pesquisa nas temáticas Cultura Digital-Cibercultura na Educação, EaD e On-line, Tecnologias Digitais, Letramentos Digitais, Multiletramentos críticos e Ciberfeminismos plurais. Atua como pesquisadora no projeto de pesquisa interinstitucional "Políticas de Expansão da Educação a Distância (EaD) no Brasil: Regulação, Qualidade e Inovação em Questão", coordenada pela UFG. É Membro dos Grupos de Pesquisa Lêtece-UFMT e Gpdoc-UFRRJ, registrados no CNPq.

Referências

ABRANCHES, Sérgio. O que fazer quando eu recebo um trabalho CTRL+C, CTRL+V? Autoria, pirataria e plágio na era digital: desafios para a prática docente. In: XAVIER, Antonio Carlos et al. Hipertexto e cibercultura: links com literatura, publicidade, plágio e redes sociais. São Paulo: Respel, 2011.

BARTON, David; LEE, Carmen. Linguagem online: textos e práticas digitais. Tradução Milton Camargo Mota. 1ª edição. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

BRAGA, Denise Bertoli. Práticas letradas digitais: considerações sobre possibilidades de ensino e de reflexão social crítica. In: RODRIGUES-JUNIOR, Adail Sebastião. et al. Internet e Ensino: novos gêneros, outros desafios. 2. ed. Rio de Janeiro: Singular, 2009.

BUZATO, Marcelo El Khouri. Entre a fronteira e a periferia: linguagem e letramento na inclusão digital. 2007. 284 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.

CANCLINI, Néstor Garcia. Leitores, espectadores e internautas. Tradução Ana Goldberger. São Paulo: Iluminuras, 2008.

COSCARELLI, Carla Viana; KERSCH, Dorotea Frank. Pedagogia dos Multiletramentos: Alunos conectados? Novas escolas + Novos professores. In. KERSCH, Dorotea Frank; COSCARELLI, Carla Viana; CANI, Josiane Brunetti. (Org.). Multiletramentos e Multimodalidade: ações pedagógicas aplicadas a linguagem. Campinas, SP: Pontes Editores, 2016.

DENZIN, Norman. LINCOLN, Yvonna. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Tradução Sandra Regina Netz – Porto Alegre: Artmed, 2006.

ESHET-ALKALAI, Y. Digital literacy: a conceptual framework for survival skills in the digital era. Journal of Educational Multimedia and Hypermedia, v. 13, p. 93-106, 2004.

GALLI, Fernanda Correa Silveira. Linguagem da Internet: um meio de comunicação global. In: MARCUSCHI, Luiz Antônio. XAVIER, Antônio Carlos (org.). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção do sentido. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed., 12 reimpr, São Paulo: Atlas, 2009.

GRABOSKY, Peter. Cibercrime. In: Cadernos Adenauer IV. Nº 6. Mundo Virtual. Rio de Janeiro: Fundação Konrad Adenauer.

JORDÃO, Clarissa Menezes. Abordagem Comunicativa, pedagogia crítica e letramento crítico – farinhas do mesmo saco? In: ROCHA, Cláudia, Hilsdorf. MACIEL, Ruberval Franco. (Org.). Língua Estrangeira e Formação Cidadã: por entre discursos e práticas. Campinas/SP: Pontes Editores, 2015.

JORDÃO, Clarissa Menezes. As lentes do discurso: Letramento e criticidade no mundo digital. Trab. Ling. Aplic., Campinas, 46(1): 19-29, jan./jun. 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-18132007000100003

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Rio de Janeiro: Editora 34, 1999.

MONTE MÓR, Walkiria. Crítica e Letramentos Críticos: Reflexões Preliminares. In: ROCHA, Claudia Hildorf; MACIEL, Ruberval Franco (Org.). Língua Estrangeira e Formação Cidadã: por entre discursos e práticas. Campinas/SP: Pontes editores, 2015.

RIBEIRO, Ana Elisa. Leituras sobre hipertexto: trilhas para o pesquisador. Trabalho apresentado no XI Simpósio Nacional de Letras e Linguística e I Simpósio Internacional de Letras e Linguística, Uberlândia, nov. 2006.

ROSA, Fernanda Ribeiro. Por um indicador de letramento digital: uma abordagem sobre competências e habilidades em TICs. VI Congresso Consad de Gestão Pública. 2013

SAITO, Fabiano Santos; SOUZA, Patrícia Nora de. (Multi)letramento(s) difital(is): por uma revisão de literatura crítica. Linguagens e Diálogos, v. 2, n. 1, p. 109-143, 2011. Disponível em: <http://linguagensedialogos.com.br/2011.1/textos/19-art-fabiano-patricia.pdf>. Acesso em: 18 mai. 2017.

SOUZA, Terezinha Fernandes Martins de. Ondas em Ressonância: Letramentos Digitais de Estudantes na Universidade Aberta de Portugal. 2016. 364 f. Tese. (Doutorado em Educação) Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, 2016

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

TREVISAN, D., MACIEL, C., & SOUZA, T. F. M. de. (2022). O LUGAR DA CRÍTICA NA MOBILIZAÇÃO DE LETRAMENTOS DIGITAIS. Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 9(2), 110–133. https://doi.org/10.30681/relva.v9i2.6023

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)