O LUGAR DA CRÍTICA NA MOBILIZAÇÃO DE LETRAMENTOS DIGITAIS
DOI:
https://doi.org/10.30681/relva.v9i2.6023Palavras-chave:
Letramento Tecnológico, Assimilação Crítica de Tecnologia, Educação, Universidade.Resumo
São diversas as questões relacionadas aos letramentos digitais envolvendo linguagem, contextualização, ética e manuseio dos dispositivos digitais. Pensar em práticas sociais baseadas na reflexividade contempla um olhar crítico, tanto sobre as tecnologias utilizadas, quanto para os discursos disponíveis nos diversos ambientes que navegamos. Diante disso, o objetivo principal desta pesquisa consistiu em delinear as habilidades de Letramentos Digitais Críticos, buscando compreender o lugar da crítica em um contexto geral na mobilização de diversas dimensões e habilidades de letramentos digitais. Esse artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de Mestrado que tem como objetivo compreender os diferentes letramentos mobilizados pelos estudantes nas práticas e eventos de letramentos digitais e qual a contribuição destes para se delinear uma perspectiva crítica dos letramentos digitais. Neste texto apresentamos um estudo de abordagem qualitativa que foi realizado a partir de uma pesquisa bibliográfica em que identificamos na literatura acadêmica três dimensões compostas por habilidades de letramentos digitais, são elas, técnico-operacional em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), informacional em TIC e social no uso das mídias. Tendo em vista o contexto que vivemos em um mundo digital em que usuários são cada vez mais leitores ativos, distribuidores de informações e produtores de conhecimento, é necessário o desenvolvimento de uma formação cidadã e empoderamento do conhecimento e da crítica. Assim, a partir do estudo teórico, identificamos como o lugar da crítica a interseção entre as dimensões de letramento digitais, ou seja, a crítica surge no elo destas dimensões no momento em que o usuário desenvolve práticas sociais em ambientes digitais. Para um olhar crítico, o usuário precisará desenvolver habilidades voltadas para a compreensão de questões como leitura hipertextual, multimodalidade, reflexividade, contextualização e ética.
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