PROCESSOS DIALÓGICOS COMPLEXOS: CONSIDERAÇÕES INICIAIS SOBRE O PROJETO DE PESQUISA FRONTEIRA, TERRITORIALIDADE E CULTURA: O VALE DO ARINOS NA MEMÓRIA DE SEUS HABITANTES E O MUSEU DO VALE DO ARINOS

Autores

  • Saulo Augusto de MORAES

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v8i2.6149

Palavras-chave:

Educação, Projeto de Pesquisa, Museu do Vale do Arinos

Resumo

Este texto é um relato de experiência e buscou descrever processos dialógicos complexos e seus resultados a partir do projeto de pesquisa Fronteira, Territorialidade e Cultura: o Vale do Arinos na Memória de seus Habitantes da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), campus de Juara-MT, sob a coordenação do Prof. Dr. Jairo Luís Fleck Falcão. Nossas considerações se debruçam igualmente sobre o projeto de extensão Museu do Vale do Arinos e a complexa teia que envolve sujeitos e instituições culturalmente diferentes na implementação e funcionamento da primeira instituição museal de Juara-MT. Hoje, o Museu do Vale do Arinos, instituição da administração pública municipal de Juara-MT de gestão compartilhada com a Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e com o Instituto de Educação, Cultura e Meio Ambiente do Vale do Arinos (ECUMAM), se encontra em pleno funcionamento e realiza a salvaguarda e difusão de diferentes representações do patrimônio cultural material e imaterial regional. Sua sede está localizada na principal praça pública da cidade (praça dos colonizadores) o que tem gerado desconforto a grupos coloniais. Seu acervo é composto de objetos e referências históricas, artefatos arqueológicos (cerâmica, líticos, sítios de gravuras e pinturas rupestres), referencias etnoculturais dos povos indígenas Apiaká, Kayabi, Munduruku e Rikbáktsa, material paleontológico (fóssil) entre outros. Desenvolve ações de educação patrimonial e museal com escolas de educação básica, escolas indígenas e possibilita às instituições de ensino superior, local de estágio e de pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, Rosalia de Aguiar. MORAES, Saulo Augusto de. SILVA, Adeliane Tomáz da. FILHO, José Guilherme de Araújo. Educação Patrimonial: Primeiras evidências de sítios arqueológicos na Terra Indígena Apiaká “Pontal dos Isolados”. Semana Acadêmica Revista Científica ISSN 2236-6717. Disponível em https://semanaacademica.com.br/system/files/artigos/artigo_semana_academica_educacao_patrimonial.pdf acesso em 22/08/2021.

ARRUDA, Renato Fonseca de. Patrimônio cultural, sistemas e ações articuladas: a experiência de Cáceres e a formação de um sistema de preservação. 2014. 161 f. Dissertação (Mestrado em Preservação do Patrimônio Cultural) - IPHAN, Rio de Janeiro, 2014. http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1130 acessado em 13 de jun. 2021.

COSTA, Dilma Lourença da. Patrimônio histórico e conflitos socioterritoriais: paradoxos da (i)legibilidade dos tombamentos e das normas de preservação, a partir de Cáceres-MT. Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos como requisito parcial para obtenção do título de Doutora em Sociologia. Linha de pesquisa: Urbanização, ruralidades, desenvolvimento e sustentabilidade Orientador: Gabriel de Santis Feltran. São Carlos - SP 2020.

CHUVA, Márcia Regina Romero. Para descolonizar museus e patrimônio: refletindo sobre a preservação cultural no Brasil. In: Aline Montenegro Magalhães; Rafael Zamorano Bezerra. (Org.). 90 anos do Museu Histórico Nacional: em debate. Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 2013. pp. 195-208.

CHUVA, Márcia Regina Romero. Por uma história da noção de patrimônio cultural no Brasil. In Revista do Patrimônio, nº 34/2012. Rio de Janeiro: IPHAN (organização: Márcia Chuva). Disponível em http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/CHUVA_Marcia_Por-uma-historia-da-nocao-de-patrimonio-cultural.pdf acessado em 28 de jul. 2021.

CHUVA, Márcia Regina Romero. Os Arquitetos da Memória: sociogênese das práticas de preservação do patrimônio cultural no Brasil (anos 1930-1940). Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2009

CRUBELATI, Ariele Mazoti. Perspectiva e experiências dos trabalhadores rurais da Cooperativa Mista de Novo Horizonte do Norte-MT. Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos. São Carlos – SP. 2019.

FALCÃO, Jairo Luís Fleck. Fronteira, Territorialidade e Cultura: o Vale do Arinos na Memória de seus Habitantes. Projeto de Pesquisa. 2015. Disponível em: http://sigfap.fapemat.mt.gov.br/projetos/informacoes.php?projeto_id=38107 acesso em 12/09/2021.

FALCÃO, Jairo Luís Fleck. História dos Municípios do Vale do Arinos: Elementos Iniciais. In IV Educação em Tempos de “Novas” Ideologias e Negação de Direitos, 15ª (JORNEDUC), 2019. Cáceres-MT. Anais. Cáceres-MT: Programa de Pós-Graduação em Educação – UNEMAT – PPGEdu/UNEMAT, 2019. Vol. 15 (2019). ISSN Online 2175-7712.

GIL, António Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo, Editora Atlas S.A., 1988.

LEITE, Francine Suélem Assis. FALCÃO, Jairo Luís Fleck. História da Educação em Juara: currículo e cultura escolar na década de 1980. FACES DA HISTÓRIA, Assis-SP, v.6, nº1, p.203-222, jan.-jun., 2019. Disponível em https://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/1313/1180 acesso em 03/09/2021.

MORAES, Saulo Augusto de. FERREIRA, Waldineia Antunes de Alcântara. Educação Museal Indígena vivenciada no contexto do Museu do Vale do Arinos, na Amazônia Mato-grossense. Revista de Comunicação Científica ISSN: 2525-670X. v. 9, n. 1 (2021). Disponível em https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/5832 acesso em 09/08/2021.

MORAES, Saulo Augusto; TAMANA, Renata Sirajup Mendes; SIRAJUP, Raquel; NAWECATO, Patrícia Francisca. A cerâmica Kayabi da região “batelão” a partir dos saberes das anciãs e anciãos Kayabi, da aldeia Tatuí, da Terra Indígena Apiaká-Kayabi. Anais Vol. 1 (2018): Seminário de Educação Ambiental, Juara/MT, Brasil, 07 Dezembro - 08 Dezembro de 2018. Faculdade de Educação e Ciências Sociais Aplicadas - FAECS, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT - Unemat Editora.

MUNDURUKU, Marcelo Manhuari. O Museu do Vale do Arinos para os povos indígenas do Vale do Arinos: uma análise a partir da perspectiva indígena Munduruku. Anais Vol. 14 (2019): Seminário de Educação do Vale do Arinos, Juara/MT, Brasil, 04-06 Setembro 2019, Coordenação do Curso de Pedagogia, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT.

NETO, Nécio Turra. Roteiro básico e prático para elaboração de projeto de pesquisa. Disponível em https://www.fct.unesp.br/Home/Pesquisa/EscritoriodePesquisa/roteiro-basico-para-projeto-de-pesquisa.pdf acesso em 18/08/2021.

PÁDUA, Elisabete Matallo Marchesini de. O processo de pesquisa. In: _______. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática. Campinas: Papirus, 1997. p. 29 – 89. (Coleção Práxis).

Downloads

Publicado

2022-03-25

Como Citar

MORAES, S. A. de. (2022). PROCESSOS DIALÓGICOS COMPLEXOS: CONSIDERAÇÕES INICIAIS SOBRE O PROJETO DE PESQUISA FRONTEIRA, TERRITORIALIDADE E CULTURA: O VALE DO ARINOS NA MEMÓRIA DE SEUS HABITANTES E O MUSEU DO VALE DO ARINOS. Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 8(2), 132–145. https://doi.org/10.30681/relva.v8i2.6149