UMA REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Ana de Arruda PINHEIRO

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v9i1.6425

Palavras-chave:

Metodologias de Ensino, Processo Formativo, Formação de Professores

Resumo

O presente trabalho tem como principal objetivo refletir sobre a importância da formação continuada na vida profissional do professor da Educação Básica, visto que a constante formação irá possibilitar ao mesmo a aquisição de novos saberes e metodologias de ensino. A metodologia utilizada neste artigo é a pesquisa bibliográfica. Para tanto, nos sustentamos nos trabalhos de BOURDIEU (1991), MARCELO (2009), TOZETTO (2010), entre outros. O processo de formação continuada possibilitará ao professor a compreensão de que a formação ultrapassa a profissão de ser professor, uma vez que os saberes intrínsecos são adquiridos em diferentes momentos, sendo imprescindível considerar a sua constituição como pessoa. Os resultados da nossa reflexão neste artigo explicitam que a formação envolve um processo contínuo, em que o ritmo e o sentido variam. Cada sujeito é singular e está imerso em práticas sociais, culturais, num contexto de experiências coletivas e individuais. Através dos estudos realizados também percebemos a necessidade da formação continuada para auxiliar no processo de elaboração de aulas com o objetivo de mediação de conteúdo de maneira dinâmica e produtiva.

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Biografia do Autor

Ana de Arruda PINHEIRO

Graduada em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT e Especialista em Relações Raciais, Educação e Escola no Brasil pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

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Publicado

2022-07-29

Como Citar

PINHEIRO, A. de A. (2022). UMA REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 9(1), 11–23. https://doi.org/10.30681/relva.v9i1.6425