REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE

ASPECTOS PERTINENTES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA

Autores

  • Elaine Cristina Mateus NOVACOWSKI Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Odair Alves VIEIRA

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v9i1.6427

Palavras-chave:

Formação Inicial, Formação Continuada, Identidade e Autonomia Docente

Resumo

Esse estudo teve como objetivo compartilhar e discutir aspectos pertinentes da formação docente: a constituição da identidade docente, a formação como profissão e reflexões teóricas sobre a formação inicial e a formação continuada. É o resultado de estudos
compartilhados na disciplina Formação de Professores: concepções e práticas do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual do Mato Grosso (UNEMAT). Os autores propuseram a discussão sobre formação docente e apresentam reflexões teóricas iniciais sobre a temática da formação de professores devido as pesquisas que estão realizando estar em pleno desenvolvimento. Para tanto, os estudos sistematizados aqui se caracterizam pela abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico. As reflexões apresentadas foram embasadas nas contribuições de autores que discutem sobre formação de professores, como: Alarcão (1996, 2005); André (2016); Freire (1996); Garcia (1999); Gatti (2016); Imbernóm (2006, 2011); Nóvoa (1992, 2003, 2017); Pimenta (2005, 2009, 2012); Romanowski (2012); Tardif (2000, 2013, 2014); entre outros.

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Publicado

2022-07-29

Como Citar

NOVACOWSKI, E. C. M., & VIEIRA, . O. A. (2022). REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PERTINENTES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA. Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 9(1), 24–41. https://doi.org/10.30681/relva.v9i1.6427