OS CURRÍCULOS QUE FORMAM PROFESSORES DE MATEMÁTICA
um estudo a partir da produção científica na pós-graduação Stricto Sensu
DOI:
https://doi.org/10.30681/relva.v9i1.6428Palavras-chave:
Pós-Graduação Stricto Sensu, Formação de Professores, Licenciatura em Matemática, CurrículoResumo
As discussões no âmbito da formação de professores vêm circunscrevendo um cenário de disputas externas e internas, com os orientativos da Resolução do CNE/CP nº 02 de 2019, e provocam mudanças nos currículos das licenciaturas. Com os debates atuais desenvolveu-se, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu/UNEMAT), esta pesquisa de mestrado que aborda o currículo de uma Licenciatura em Matemática. Neste artigo, com base em três dissertações – Silva (2013), Santos (2018) e Souza (2020) – disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, selecionadas em um Balanço de Produção, elaborado por Gomes e Bitencourt (2021), visa-se saber: como os autores destas dissertações vêm discutindo os currículos que formam professores de Matemática? As principais características encontradas nessas dissertações dizem respeito às inconsistências nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC), no que se refere ao perfil do egresso e às concepções de currículo presentes nesses documentos. Conclui-se, neste artigo, que as produções científicas recentes corroboram as perspectivas já criticadas por pesquisadores ao longo dos anos.
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