APRESENTAÇÃO DA 2 ED. DA REVISTA RELVA

Autores

  • Albina Pereira de Pinho SILVA UNEMAT
  • Jairo Luis Fleck FALCÃO

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v2i1.785

Resumo

             A segunda edição da Revista de Educação do Vale do Arinos (v.2, n. 1, jan.-jun.2015) compõe-se de nove artigos que abordam diferentes temáticas.

            O primeiro artigo intitulado A literatura infantil como componente curricular do curso de Pedagogia da UNEMAT/Campus de Juara-MT, de autoria de Dayane Cristine Santos Vieira e Sandra Pereira de Carvalho analisa a existência da literatura enquanto componente curricular no curso de Pedagogia da UNEMAT, Campus Universitário de Juara.

            A música como atividade pedagógica na Creche Municipal Alvorada de autoria de Cristinne Leus Tomé e Maria Luzeti Coelho de Carvalho é uma pesquisa que analisa a música como atividade pedagógica com crianças de quatro e cinco anos no cotidiano de uma sala da Creche Municipal Alvorada na cidade de Sinop, Mato Grosso.

            O terceiro artigo Análise sobre ação da educação inclusiva de crianças da educação infantil com necessidades educacionais especiais em grupos de trabalhos da anped (2007-2011), escrito por Priscila Freire Bondarenco, apresenta o resultado de uma pesquisa exploratória de cunho bibliográfico que teve como objetivo analisar como são sistematizadas pelos pesquisadores as políticas inclusivas de crianças com necessidades educacionais especiais, por meio das pesquisas publicadas no portal da ANPED, no período de 2007 a 2011.

            Na sequência, a autora Adriene Santanna, no texto A gestão escolar no contexto da educação inclusiva: a educação especial em questão analisa o papel do gestor escolar no atual paradigma de educação especial inclusiva, por meio de pesquisa bibliográfica realizada em teses, dissertações, artigos e livros a respeito da temática, a relação entre gestão escolar e educação especial inclusiva.

            O artigo Políticas e gestão da educação do e no campo no Brasil: uma análise das experiências educativas da escola de agroecologia Milton Santos na região norte do Paraná escrito por Kethlen Leite de Moura, Caroline Mari de Oliveira Galina e Daiane Letícia Boiago, traz resultados de ações de ensino, pesquisa e extensão por meio do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Gestão Educacional – GEPPGE/CNPq, no atendimento a demandas de comunidades camponesas organizadas em movimentos sociais no estado do Paraná e da disciplina de Tópicos Especiais em Educação: Políticas e Gestão da Educação do e no Campo no Brasil.

            O sexto artigo intitulado A universidade em tela: sua expressão por meio do cinema de autoria de Egeslaine de Nez e Kelma Flores Marques compartilha resultado de um estudo que se insere na organização e perspectiva de uma sociedade em rede que se desenvolve a partir do uso das tecnologias da informação e comunicação, que neste estudo está representada pelo cinema.  A centralidade da pesquisa sustenta-se na premissa de que os filmes retratam na maior parte das vezes a Educação Básica, e, em quantidades menores oferecem visibilidade para as universidades. Dada esta realidade, a pesquisa consistiu em identificar como as universidades são apresentadas nas telas do cinema.

            Jairo Brizola, autor do texto A inclusão das tecnologias da informação e comunicação na educação: uma análise da realidade escolar no município de Sorriso/MT analisa as inovações tecnológicas presentes na vida dos professores, quer seja particular, o quanto isso tem alterado o papel do educador e quanto esses educadores estão receptivos ao uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC), mais precisamente os professores de uma escola situada na cidade de Sorriso/MT.

            O artigo O mapa conceitual como instrumento de avaliação na metodologia de aprendizagem baseada em problemas escrito por Caroline Mari de Oliveira e Ricardo Takaki descreve e, ao mesmo tempo, discute como o mapa conceitual pode ser utilizado no processo de avaliação na Metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas. O estudo fundamentou-se nos pressupostos da pesquisa bibliográfica, por meio de consultas a artigos científicos, dissertações, teses e monografias disponibilizadas por banco de dados como os da Scielo e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) a fim de compreender o processo de aquisição de conhecimentos pela Metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas. 

            Por último, apresentamos o texto intitulado A linguagem dos protestos: uma análise discursiva dos cartazes das manifestações sociais brasileiras,escrito por Denis Alves Farias e Henrique Roriz Aarestrup Alves, que compartilha uma análise a partir de uma proposta de intervenção pedagógica desenvolvida por meio de estratégias de sequência didática, em que o objetivo consistiu em promover aos educandos um conjunto de ações pedagógicas organizadas em torno de uma análise discursiva dos cartazes dos manifestos sociais no Brasil.

 

Juara, Mato Grosso, Brasil, 31 de julho de 2015.

Albina Pereira de Pinho Silva

Jairo Luis Flack Falcão

Coordenadores da Edição

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-09-09

Como Citar

SILVA, A. P. de P., & FALCÃO, J. L. F. (2015). APRESENTAÇÃO DA 2 ED. DA REVISTA RELVA. Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 2(1). https://doi.org/10.30681/relva.v2i1.785

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>