A LITERATURA INFANTIL COMO COMPONENTE CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNEMAT/CAMPUS DE JUARA

Autores

  • Dayane Cristine Santos VIEIRA
  • Sandra Pereira de CARVALHO

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v2i1.786

Resumo

Este artigo é parte do resultado da pesquisa realizada no curso de Pós-graduação lato sensu em “Docência no Ensino Superior” cursado na Universidade do Estado de Mato Grosso que se propôs a analisar a existência da literatura enquanto componente curricular no curso de Pedagogia da UNEMAT, Campus de Juara. Para chegar aos resultados desta pesquisa de cunho qualitativo, utilizamos como técnica de coleta de dados, a análise documental das três matrizes curriculares elaboradas para o curso de Pedagogia da UNEMAT, Campus de Juara. As matrizes anteriores não contemplavam a disciplina específica sobre literatura infantil; as duas disciplinas existentes em cada matriz, denominadas “Língua Portuguesa para o Início da Escolarização” e “Teoria e Prática da Leitura e Produção Textual” na matriz nº 112; e “Práticas de Leitura e Produção de Textos” e “Língua Portuguesa para o Início da Escolarização” na matriz nº 54 apresentavam, nas ementas, conteúdos sobre leitura e letramento e gêneros textuais de maneira geral. Na última matriz definida em 2013 foi criada a disciplina “Educação e Literatura para Crianças”, tornando efetiva a presença da literatura infantil/juvenil no currículo do curso de Pedagogia da UNEMAT, Campus de Juara.

 

Palavras-chave: Literatura para crianças. Matriz curricular. Ensino Superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-09-09

Como Citar

VIEIRA, D. C. S., & CARVALHO, S. P. de. (2015). A LITERATURA INFANTIL COMO COMPONENTE CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNEMAT/CAMPUS DE JUARA. Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 2(1). https://doi.org/10.30681/relva.v2i1.786

Edição

Seção

ARTIGOS