A MÚSICA COMO ATIVIDADE PEDAGÓGICA NA CRECHE MUNICIPAL ALVORADA
DOI:
https://doi.org/10.30681/relva.v2i1.787Resumo
Este artigo discorre sobre a investigação realizada em uma sala de aula da Creche Municipal Alvorada, em Sinop – Mato Grosso, sobre a música como atividade pedagógica no cotidiano da Educação Infantil. O estudo da temática, por meio de uma abordagem qualitativa, destacou as principais atividades que envolveram o trabalho pedagógico da Professora V entre março e maio de 2013. No primeiro momento da pesquisa, de observação, registou-se que a música esteve presente em vários momentos do cotidiano escolar, de atividades propostas pela Professora a canções iniciadas pelas próprias crianças. No segundo momento, em entrevista com a Professora, esta discorreu sobre a importância da música no desenvolvimento integral da criança, como nos atos de fala, nas áreas da linguagem, de socialização e no aprendizado como um todo. Concluiu-se que a sala de aula estudada enfatiza a importância de atividades pedagógicas com música, promovendo o desenvolvimento integral da criança.
Palavras-chave: Educação Infantil. Atividade Pedagógica. Música. Aprendizado.