A INCLUSÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE SORRISO/MT

Autores

  • Jairo BRIZOLA

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v2i1.792

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as inovações tecnológicas presentes na vida dos professores quer seja particular, quer seja particular, o quanto isso tem alterado o papel do educador e quanto esses educadores estão receptivos às TIC, mais precisamente os professores da Escola Ivete Arenhardt de Sorriso/MT. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com vinte e cinco professores. A metodologia se constitui de um estudo de caso com a abordagem quali e quantitativa, tendo um questionário contendo perguntas abertas e fechadas como instrumento de coleta de dados, com a finalidade de obter informações acerca do problema. Os resultados dão conta que a inserção das TIC na educação sorrisense ainda está na primeira etapa, com a montagem dos Laboratórios de Informática através do Projeto PROINFO. A pesquisa revela que o uso pedagógico de algumas tecnologias como computador e a internet, está aquém do desejável e, quando usados foca-se na pesquisa via sites de busca, o que caracteriza uma subutilização das TIC. Os principais problemas relacionam-se às dificuldades de acesso a laboratórios, aos problemas de falta de apoio técnico, ausência de conexão e falta de domínio das TIC. Por fim, o estudo mostra que é necessário que haja mais cursos de formação para os professores, ou seja, é necessário que aconteça a segunda etapa, a etapa que trará formação para o professor, para que essa possibilite aos docentes o uso pedagógico de todas as possibilidades e potencialidades das TIC, ainda não exploradas. 

 

Palavras-chave: TIC. Educação. Possibilidades. Contingências.

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Publicado

2015-09-09

Como Citar

BRIZOLA, J. (2015). A INCLUSÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE SORRISO/MT. Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 2(1). https://doi.org/10.30681/relva.v2i1.792

Edição

Seção

ARTIGOS