A LINGUAGEM DOS PROTESTOS: Uma análise discursiva dos cartazes das manifestações sociais brasileiras

Autores

  • Denis Alves FARIAS
  • Henrique Roriz Aarestrup ALVES

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v2i1.794

Resumo

Com os Manifestos Sociais ocorridos no Brasil em junho de 2013, discussões tornaram-se frequentes no âmbito social, principalmente na esfera pedagógica, em que jovens se engajam cada vez mais em sua participação ativa e crítica na realidade brasileira por meio dos mais variados gêneros discursivos, principalmente o cartaz, tão comum nos protestos de junho de 2013. A partir dessas discussões, fora proposto pelos alunos e professor um projeto de intervenção que objetivasse a formação crítica e cidadã por meio da análise discursiva dos cartazes dos manifestos sociais no Brasil. Desta forma, a metodologia utilizada para a análise dos cartazes fundamentou-se por teorias dos manifestos sociais e análise do discurso. Assim, foram utilizadas estratégias de sequência didática, cujo objetivo é auxiliar o educando a dominar melhor um gênero por meio de um conjunto de atividades pedagógicas organizadas de maneira sistemática em torno de um gênero textual. Como resultado da intervenção pedagógica com os discentes, o estudo possibilitou melhorias na prática pedagógica do professor por meio de momentos de discussão e reflexão sobre o processo de intertextualidade e interdiscursividade e sua relação com os fatos contemporâneos e históricos, além de procedimentos de sequência e análise discursiva, que tornaram as aulas mais dinâmicas, criativas e interativas, tendo como protagonista o educando autônomo e agente transformador social. O resultado da pesquisa fora apresentado como trabalho de conclusão do Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS, ofertado pela UNEMAT, Campus SINOP.

 

Palavras-Chave: Práticas Sociais, Manifestos Sociais, Gênero Discursivo, Análise do Discurso

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Publicado

2015-09-09

Como Citar

FARIAS, D. A., & ALVES, H. R. A. (2015). A LINGUAGEM DOS PROTESTOS: Uma análise discursiva dos cartazes das manifestações sociais brasileiras. Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 2(1). https://doi.org/10.30681/relva.v2i1.794

Edição

Seção

ARTIGOS