Apresentação da 2ª Ed. n. 2. v. 2 da Revista RELVA

Autores

  • Ângela Rita Christofolo de MELLO
  • Cleuza Regina Balan TABORDA

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v2i2.880

Resumo

A segunda edição da Revista de Educação do Vale do Arinos (v.2, n. 2, jul-dez, 2015) compõe-se de vinte e um artigos que abordam diferentes temáticas, porém articuladas às políticas públicas educacionais e suas diversidades. Deste total, dezoito se refere a artigos encomendados, provenientes dos interlocutores que proferiram palestras no X Seminário de Educação do Vale do Arinos “Políticas Públicas Educacionais e suas Diversidades e III Seminário Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)”, subprojeto do curso de Pedagogia, da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus de Juara. Os demais integram esta edição enquanto fluxo contínuo.

            O artigo intitulado Dúvidas e melindres quanto à utilização dos recursos de tecnologia assistiva na escola, de autoria de Maria Aparecida Ramires Zulian, Claudia de Andrade Tambascia e Andressa Ipólito Fonseca Zanetti organiza as principais informações sobre a política pública de Tecnologia Assistiva e apresenta algumas orientações práticas sobre o uso destes recursos na escola.

            Os autores José de Souza Neto e Marion Machado Cunha e a autora Fabiana Leite Souza com o artigo denominado Acadêmicos com deficiência visual na universidade: um desafio de formação humana e profissional debate o caráter dialético e material da inserção, e, mais do que isso, da apropriação que os acadêmicos com deficiência visual, fazem da Universidade.

            Passado e presente no debate sobre ação afirmativa: o dito e o não-dito sobre cotas para negros em universidades brasileiras, de autoria de Paulo Alberto Vieira dos Santos, desenvolve uma reflexão sob a forma de hipótese de trabalho, sobre as políticas de ação afirmativa na modalidade de cotas para negro.

            O artigo denominado Políticas Públicas e Educação Básica, de autoria de Ângela Rita Christofolo de Mello, problematiza alguns fundamentos basilares para se analisar resultados de avaliações decorrentes da implementação de políticas públicas educacionais na Educação Básica.

            Na sequência, a autora Lori Hack de Jesus, artigo intitulado A História e a cultura africana, afro-brasileira e indígena nas escolas: a implementação das leis 10.639/03 e 11.645/08, contribui para a reflexão sobre a implementação de políticas públicas na educação após a homologação das Leis 10.639/03 e 11.645/08, que instituem a história e a cultura africana, afro-brasileira e indígena nas escolas de Educação Básica e, consequentemente, nas Universidades, principalmente, nos cursos de licenciatura.

            O artigo intitulado Educação e diversidade: a discussão de gênero em debate de autoria de Elizabeth Ângela dos Santos suscita discussões e reflexões relativas às questões de gênero e sexualidade, que foram retiradas dos planos municipais de Educação Básica.

Na sequência, Waldinéia Antunes de Alcântara Ferreira, com o artigo intitulado Políticas Públicas Educacionais para a Educação Escolar Indígena apresenta uma reflexão das políticas públicas educacionais para a educação escolar indígena, dentro de uma perspectiva em que essas políticas têm uma construção histórica de colonialidade. Por outro lado, também discute que na atualidade comporta-se como um paradoxo por se tratar de um instrumento ideológico do Estado, mas inegável que é uma instrumento/educação desejada pelos povos indígenas.

            O autor Leonir Amantino Boff e a autora Isabel Isaura Conte, com o artigo denominado Educação do campo: um debate paradigmático apresentam reflexões voltadas para a Educação do Campo na atualidade e evidencia o que fora desde a origem, tratando-se de uma identidade, aos conflitos e desafios postos frente a essa modalidade de educação desde sua institucionalização.

            O artigo intitulado Educação de Jovens e Adultos: reflexão sobre as práticas pedagógicas e os processos avaliativos de autoria de Kleber Gonçalves Bignarde traz uma reflexão das possibilidades, dos avanços e dos desafios da Política Pública Educacional voltada para a Educação de Jovens e Adultos.

O artigo denominado Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA): um espaço de inclusão de autoria de Josivaldo Constantino dos Santos demonstra por meio de depoimentos de professores e alunos expressos em versos de cordel produzidos nas Oficinas de Literatura de Cordel ministradas pelo autor durante o período da realização da sua pesquisa de doutorado e também via entrevistas, que mesmo a escola sendo estigmatizada como uma escola violenta, devido a acontecimentos dessa natureza que a envolveu desde o período de sua criação (2009), as ações ali desenvolvidas sempre foram de superação da violência e afirmação de sua função inclusiva.

O artigo denominado, As contribuições do PIBID/IFMT para a formação inicial docente e para a melhoria da Educação Básica no estado de Mato Grosso: um breve panorama de autoria de Marcos Vinícius Ferreira Vilela apresenta um breve panorama acerca dos impactos e contribuições do PIBID/IFMT para a formação docente e a melhoria da Educação Básica no Estado de Mato Grosso.

Com o tema Educação pública de qualidade: o PIBID como uma das alternativas na formação inicial docente a autora Renata Cristina de L. C. B. Nascimento e o autor Franciano Antunes relatam a experiência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), institucionalizado na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), campus de Juara e chama à reflexão sobre a relação que deve existir entre os processos de formação inicial e continuada dos professores.

O artigo intitulado Experiências formativas da Educação Básica compartilhadas com licenciandas bolsistas do PIBID da UNEMAT/Juara/MT da autora Eliana Barbosa da Silva compartilha experiências formativas e práticas pedagógicas desenvolvidas colaborativamente entre a professora supervisora e cinco licenciandas bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no contexto da Escola Estadual Daury Riva, em Juara-MT.

Marciana de Oliveira Santos, é autora do artigo intitulado Formação de Professores no Contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID): um diálogo da universidade com a escola básica, discute e, ao mesmo tempo, reflete como uma escola de Educação Básica pode contribuir com a formação de cinco licenciandos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) a partir de suas inserções na realidade da escola e, por conseguinte, na sala de aula.

Com o artigo denominado Contribuição formativa do PIBID na percepção de professores supervisores de uma escola da rede pública de ensino, a autora Marli Aparecida dos Santos e o autor Valdir Aparecido da Silva, compartilham relatos de experiências pedagógicas dos licenciandos bolsistas de iniciação à docência (IDs) do Subprojeto PIBID, do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Universitário de Juara-MT vivenciadas em uma escola da rede pública de ensino.

As autoras Bernadete Lazarini de Oliveria e Edna Catarina Jardim Ramos com o artigo denominado As contribuições do PIBID no processo de ensino aprendizagem para acadêmicos e educandos do Ensino Fundamental. Este relata a experiência das autoras enquanto supervisoras do PIBID, em uma parceria entre a Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e a Secretaria Municipal de Educação Cultura e Desporto de Novo Horizonte do Norte, desde o ano de 2012.

Com o artigo intitulado Nuances da Integração entre Escola e Universidade por Intermédio do Pibid de autoria de Livaneti de Jesus Furlan Vigo, Eleni Lucia Jung Damaceno e Cleuza Regina Balan Taborda, abordam a função do Pibid - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e as contribuições dessa iniciativa para a formação dos licenciandos em Pedagogia inseridos como bolsistas de iniciação à docência (IDs) no subprojeto desenvolvido pela Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT- campus de Juara.

No relato de experiência intitulado As Contribuições do PIBID para o Aprendizado dos Alunos, Cristiane Aparecida da Silva analisa as suas vivências enquanto professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental e Supervisora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID); faz uma reflexão acerca dos impactos da inserção das Bolsistas de Iniciação à Docência (IDs) no espaço escolar, especificamente na sala de aula do quarto ano do Ensino Fundamental.

No artigo intitulado Estratégias para o Ensino de Língua Portuguesa: Reflexões de uma Bolsista do PIBID as autoras Elizete Dall´Comune Hunhoff e Angélica Silva de Matos abordam a experiência de iniciação à docência realizada no Ensino Fundamental, em uma escola pública de Tangará da Serra, Mato Grosso.

Por fim, os dois artigos subsequentes, recebidos por meio do fluxo contínuo, finalizam esta edição, quais sejam: O autor Edgard Cesar Melech com o texto intitulado Conceitos de mídia na educação: em busca de uma maior representação nas escolas públicas apresenta reflexões voltadas aos conceitos de Educomunicação, Mídia-Educação, Alfabetização Midiática e Informacional (AMI) e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no contexto da escola atual. O artigo denominado Tecnologias digitais e linguagem: o que pensam os professores de língua portuguesa (LP) de autoria de Osmar Quim e Isabel Golemba discute a relação entre tecnologias digitais e linguagem a partir dos dados de pesquisa realizada com professores de Língua Portuguesa (LP) da rede pública estadual de ensino.

 

Juara, Mato Grosso, Brasil, 02 de dezembro de 2015.

Ângela Rita Christofolo de Mello

Cleuza Regina Balan Taborda

Coordenadoras da Edição

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-12-19

Como Citar

MELLO, Ângela R. C. de, & TABORDA, C. R. B. (2015). Apresentação da 2ª Ed. n. 2. v. 2 da Revista RELVA. Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 2(2). https://doi.org/10.30681/relva.v2i2.880

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)