CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (CEJA): UM ESPAÇO DE INCLUSÃO
DOI:
https://doi.org/10.30681/relva.v2i2.890Resumo
Este texto tem como objetivo apresentar o Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) “Benedito Sant’Ana da Silva Freire” do município de Sinop – MT como um ambiente acolhedor e inclusivo. Esta constatação se deu por ocasião de minha pesquisa de doutorado nesta escola no período de 2011 a 2013 com o tema: “A Cultura do Medo no Cotidiano da Escola – afetos, acolhimentos, violências, sofrimentos, como manifestações de um querer-viver societal”. O texto mostra por meio de depoimentos de professores e alunos expressos em versos de cordel produzidos nas Oficinas de Literatura de Cordel por mim ministradas durante o período de pesquisa e também via entrevistas, que mesmo a escola sendo estigmatizada como uma escola violenta, devido a acontecimentos dessa natureza que a envolveu desde o período de sua criação (2009), as ações ali desenvolvidas sempre foram de superação da violência e afirmação de sua função inclusiva. O projeto Político Pedagógico da escola pautado pela relação dialógica característica basilar da pedagogia freireana é a base de apoio da docência e gestão do CEJA. A organização estética do prédio que proporciona uma sensação de acolhimento e bem estar, bem como a inserção de alunos em projetos artísticos, culturais e científicos em parcerias com universidades se caracterizam como processos de inclusão dos estudantes que convivem neste ambiente educativo.
Palavras-Chave: Educação Inclusiva. Diálogo. Docência. Discência. CEJA.