EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE: O PIBID COMO UMA DAS ALTERNATIVAS NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.30681/relva.v2i2.892Resumo
O programa institucional de Bolsas de Iniciação Docente (PIBID, instaurado desde o ano 2009 na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), tem contribuído significativamente com a melhoria da qualidade dos cursos de licenciatura, garantindo assim uma aprendizagem significativa, tanto dos estudantes e professores bolsistas da Educação Básica, como dos acadêmicos dos cursos de licenciatura, reduzindo deste modo a dicotomia entre a teoria e a prática no espaço escolar. É importante ressaltar que atualmente todos os cursos de licenciatura da UNEMAT tem se beneficiado com a adesão ao PIBID, revelando mudanças no desempenho de todos os sujeitos envolvidos no programa, sobretudo, no que se refere à produção do conhecimento e às pesquisas em educação. O presente trabalho relata a experiência do PIBID na UNEMAT e chama à reflexão sobre a relação que deve existir entre os processos de formação inicial e continuada dos professores.
Palavras-Chave: Iniciação para a docência, formação inicial, formação continuada.