EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE: O PIBID COMO UMA DAS ALTERNATIVAS NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE

Autores

  • Renata Cristina de L. C. B. NASCIMENTO
  • Franciano ANTUNES

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v2i2.892

Resumo

O programa institucional de Bolsas de Iniciação Docente (PIBID, instaurado desde o ano 2009 na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), tem contribuído significativamente com a melhoria da qualidade dos cursos de licenciatura, garantindo assim uma aprendizagem significativa, tanto dos estudantes e professores bolsistas da Educação Básica, como dos acadêmicos dos cursos de licenciatura, reduzindo deste modo a dicotomia entre a teoria e a prática no espaço escolar. É importante ressaltar que atualmente todos os cursos de licenciatura da UNEMAT tem se beneficiado com a adesão ao PIBID, revelando mudanças no desempenho de todos os sujeitos envolvidos no programa, sobretudo, no que se refere à produção do conhecimento e às pesquisas em educação. O presente trabalho relata a experiência do PIBID na UNEMAT e chama à reflexão sobre a relação que deve existir entre os processos de formação inicial e continuada dos professores.

 

Palavras-Chave: Iniciação para a docência, formação inicial, formação continuada.

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Publicado

2015-12-19

Como Citar

NASCIMENTO, R. C. de L. C. B., & ANTUNES, F. (2015). EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE: O PIBID COMO UMA DAS ALTERNATIVAS NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE. Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 2(2). https://doi.org/10.30681/relva.v2i2.892

Edição

Seção

ARTIGOS