EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA COMPARTILHADAS COM LICENCIANDAS BOLSISTAS DO PIBID DA UNEMAT/JUARA/MT

Autores

  • Eliana Barbosa da SILVA

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v2i2.893

Resumo

O presente artigo compartilha experiências formativas e práticas pedagógicas desenvolvidas colaborativamente entre a professora supervisora e cinco licenciandas bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no contexto da Escola Estadual Daury Riva, em Juara-MT, visto que o Programa tem como principal finalidade incentivar os estudantes dos cursos de licenciaturas para o futuro exercício profissional na Educação Básica. Como o foco das ações de formação consiste na aprendizagem da docência, o desafio perpassa pela observação participativa, pela elaboração de planejamentos coletivos, bem como pelo desenvolvimento de práticas de intervenção pedagógica com a efetiva participação da supervisora e das bolsistas de iniciação à docência (IDs). Para realizar a discussão inerente à formação docente, busquei aporte teórico em Gatti (2014), Nóvoa (1999) e Freire (1996). Para conceituar planejamento participativo, recorri às contribuições de Veiga (2004) e para discussão dos multiletramentos no ensino, os pressupostos teóricos de Rojo (2012) fizeram-se necessários. Neste estudo, utilizei os princípios da pesquisa participante sob as perspectivas teórico-metodológicas de Brandão (1999) e Minayo (2007). Os estudos realizados, as experiências e as práticas pedagógicas desenvolvidas no processo de aprendizagem da docência demonstram que as ações do PIBID significativamente contribuem para a constituição da identidade profissional das IDs, visto que elas vivenciam o cotidiano da escola e envolvem-se diretamente com a realidade e ações pedagógicas da sala de aula, espaço onde é necessária a mobilização de diversos conhecimentos da docência, visto a heterogeneidade e especificidade de cada aluno. Com isso, as IDs vivenciam experiências formativas e práticas pedagógicas inerentes a atuação de uma profissional e, ao mesmo tempo, aprendem como atuar futuramente na profissão.

 

Palavras-Chave: Experiências Formativas. Aprendizagem da Docência. Educação Básica. PIBID.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2015-12-19

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA COMPARTILHADAS COM LICENCIANDAS BOLSISTAS DO PIBID DA UNEMAT/JUARA/MT. (2015). Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 2(2). https://doi.org/10.30681/relva.v2i2.893