CONTRIBUIÇÃO FORMATIVA DO PIBID NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SUPERVISORES DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO

Autores

  • Marli Aparecida dos SANTOS
  • Valdir Aparecido da SILVA

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v2i2.895

Resumo

O artigo intitulado contribuição formativa do Pibid na percepção de professores supervisores de uma escola da rede pública de ensino conduz reflexivamente as ações formativas que relacionam teoria e a prática na formação acadêmica, proporcionado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), um Programa do Governo Federal que concede, por meio de recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), bolsas para estudantes de cursos de licenciaturas se dedicarem aos estudos e a formação para futura atuação profissional na educação básica.  O artigo compartilha relatos de experiências pedagógicas dos licenciandos bolsistas de iniciação à docência (IDs) do Subprojeto PIBID do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Universitário de Juara-MT em uma escola da rede pública de ensino. O objetivo deste trabalho é contribuir com uma análise reflexiva, na percepção dos autores sobre essas experiências formativas dos bolsistas IDs do PIBID na interação com a teoria e a prática na escola, a fim de valorizar o PIBID como um mecanismo indispensável na formação pessoal e profissional dos licenciandos do Curso de Pedagogia, além de ressaltar a importância da aprendizagem e a constituição do repertório de conhecimentos inerentes à docência na educação básica.

 

Palavras-Chave: Formação. Práticas Pedagógicas. Teoria-prática. Reflexão

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Publicado

2015-12-19

Como Citar

SANTOS, M. A. dos, & SILVA, V. A. da. (2015). CONTRIBUIÇÃO FORMATIVA DO PIBID NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SUPERVISORES DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO. Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 2(2). https://doi.org/10.30681/relva.v2i2.895

Edição

Seção

ARTIGOS