AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM PARA ACADÊMICOS E EDUCANDOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.30681/relva.v2i2.896Resumo
Neste trabalho, procuramos relatar nossa experiência como supervisoras do PIBID, em uma parceria entre a Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e a Secretaria Municipal de Educação Cultura e Desporto de Novo Horizonte do Norte, desde o ano de 2012. Naquele ano, iniciamos os trabalhos com o PIBID em agosto, com dois bolsistas e uma professora supervisora, sendo ele desenvolvido somente nas turmas de 1º ano do Ensino Fundamental. Logo após foi elaborada uma nova proposta, em que seriam atendidas as turmas de 3º, 4º e 5º anos, tendo duas professoras supervisoras e dez bolsistas de iniciação à docência. O PIBID é uma proposta com a iniciativa de aperfeiçoamento e valorização da formação dos professores de educação básica. Os alunos de licenciatura participantes do projeto de iniciação à docência desenvolvem o acompanhamento dos trabalhos em sala de aula e de alunos com desafios de aprendizagem, junto com o professor regente da sala. O objetivo do programa é promover a inserção dos acadêmicos no contexto das escolas públicas, desde o início da sua formação acadêmica, desenvolvendo assim, atividades didático-pedagógicas, sob a orientação de um docente de licenciatura e do professor da sala. Para a escola e, principalmente, para os educandos, este programa tem sido de muito valor, uma vez que o professor recebe a colaboração do acadêmico que está em formação, em contato imediato com o conhecimento e a universidade e o acadêmico se envolve com a realidade da educação na escola pública, unindo os saberes e as teorias desenvolvidas nas universidades.
Palavras-chave: Educação. PIBID. Formação. Processo Ensino-Aprendizagem.