NUANCES DA INTEGRAÇÃO ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE POR INTERMÉDIO DO PIBID

Autores

  • Livaneti de Jesus Furlan VIGO
  • Eleni Lucia Jung DAMACENO
  • Cleuza Regina Balan TABORDA

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v2i2.897

Resumo

Neste artigo abordaremos a função do Pibid - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e as contribuições dessa iniciativa para a formação dos licenciandos em Pedagogia inseridos como bolsistas de iniciação à docência (IDs) no subprojeto desenvolvido pela Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT- campus de Juara. Além de destacar a importância do Pibid, na interlocução entre a Universidade e a Escola no processo de formação dos futuros professores, destacamos a importância dos bolsistas IDs vivenciarem no contexto escolar as experiências que envolvem o lúdico na ação pedagógica. Assim, elencamos algumas considerações acerca da proposta do Pibid fundamentada na teoria da formação de saberes docentes, aliados à importância da transposição desses saberes para a prática pedagógica com a mediação do professor que atua na educação básica. Isso porque, este profissional está contribuindo com o processo de formação acadêmica dos bolsistas IDs. O Pibid oportuniza que os professores supervisores socializem e compartilhem suas experiências metodológicas e tecnológicas de práticas docentes inovadoras e de sucesso com estes bolsistas. Assim, as escolas contribuem com a formação inicial do magistério na condição de protagonistas desta ação de troca de saberes, auxiliando no processo de articulação entre teoria e prática; articulação essa, tão necessária para a elevação da qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciaturas. O artigo se constitui em relato de experiência e envolveu a pesquisa bibliográfica, sendo utilizados como fontes livros, artigos, sites da internet, bem como nossas perspectivas enquanto professoras e as experiências metodológicas e tecnológicas, vivenciadas em nossa trajetória profissional no cotidiano da Escola Estadual “Luiza Nunes Bezerra”. Assim, buscamos em nossas ações junto ao Pibid contribuir com o processo de articulação entre a teoria e prática, imprescindível à formação dos futuros docentes. Dessa forma, as ações pedagógicas planejadas e desenvolvidas pelas bolsistas IDs no cotidiano escolar, sob a orientação e acompanhamento das professoras supervisoras e coordenação de área, busca favorecer a troca de saberes que possibilitem novas conquistas pedagógicas, dentre elas, destaca-se o avanço na qualidade do ensino e da aprendizagem dos alunos da escola, bem como na formação dos futuros professores. Neste processo, consolida-se o propósito idealizador do Pibid, o desafio de elevar a qualidade da educação, através da integração entre a Educação Superior e a Educação Básica.

 

Palavras-chave: PIBID. Teoria e prática. Lúdico no ensino e aprendizagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2015-12-19

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

NUANCES DA INTEGRAÇÃO ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE POR INTERMÉDIO DO PIBID. (2015). Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 2(2). https://doi.org/10.30681/relva.v2i2.897

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)