CONCEITOS DE MÍDIA NA EDUCAÇÃO: EM BUSCA DE UMA MAIOR REPRESENTAÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS

Autores

  • Edgard Cesar MELECH

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v2i2.900

Resumo

A partir de pesquisa qualitativa, exploratória e bibliográfica este artigo busca refletir sobre os conceitos de Educomunicação, Mídia-Educação, Alfabetização Midiática e Informacional (AMI) e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no contexto da escola atual. O estudo aborda algumas das singularidades e vivências significativas nessa área, constatando-se que apesar das temáticas midiáticas estarem em voga, projetos nesse campo ainda são pouco representados nas escolas públicas. Para a pesquisa foram avaliados 16 projetos pedagógicos desenvolvidos durante o ano de 2012 através do Programa de Desenvolvimento da Educação, PDE, no Estado do Paraná. Um dos aspectos observados foi que, em geral, professores optam por utilizar somente o conceito TIC quando das práticas midiáticas em sala de aula, preterindo outras possibilidades pedagógicas oferecidas através de diferentes conceitos que também podem contribuir a essa área de conhecimento.

 

Palavras-chave: Pedagogia. Educomunicação. História. Tecnologias.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2015-12-19

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

CONCEITOS DE MÍDIA NA EDUCAÇÃO: EM BUSCA DE UMA MAIOR REPRESENTAÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS. (2015). Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 2(2). https://doi.org/10.30681/relva.v2i2.900