PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PIBID/LETRAS
DOI:
https://doi.org/10.30681/relva.v1i1.111Resumo
Este trabalho vem relatar as ações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) das acadêmicas do curso de Letras da AJES, com alunos do ensino médio em uma escola estadual da rede pública no município de Juína-MT. Nesta oportunidade de um contato direto com os desafios do ensino/aprendizagem buscamos nessa atuação fazer uma reflexão crítica sobre as dificuldades dos alunos em relação à leitura e escrita no aprendizado da língua portuguesa e quais as estratégias pedagógicas para tentar amenizar estas dificuldades e contribuir para o desenvolvimento educacional destes alunos. Na perspectiva teórica do uso da linguística para o ensino de língua portuguesa em sala de aula, o projeto PIBID/Letras proporciona oportunidades de progresso aos seus discentes, por isso a necessidade das parcerias dentro de uma instituição e das trocas coletivas que facilitam a potencialização da renovação pedagógica, construindo um espaço formativo que trabalha com pessoas em um espírito transformador. Por meio do ensino da linguística no aprendizado da língua portuguesa as acadêmicas buscaram identificar as principais dificuldades de seus alunos e buscar estratégias para saná-las, pois a linguagem é uma capacidade reflexiva, em que a língua, enquanto lugar de interação, propicia a relação contínua entre os indivíduos e legitima seu convívio social. Diante disso, este trabalho vem contribuir para as práticas pedagógicas em sala de aula, assim como a atuação do professor como mediador do conhecimento, proporcionando aos seus alunos um espaço de construção e desenvolvimento cognitivo, que vise uma sociedade crítica e transformadora.