EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UM DIÁLOGO COM AS MÍDIAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA EDUCOMUNICADORES
DOI:
https://doi.org/10.30681/relva.v1i1.113Resumo
O presente trabalho relata a experiência desenvolvida em uma formação continuada ofertada aos educadores responsáveis pelo Projeto Educomunicação e profissionais responsáveis pelos Laboratórios de Informática das escolas que compõem o polo de atendimento do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica/CEFAPRO de Sinop/MT. A formação foi desenvolvida pelos formadores de Tecnologia Educacional e Linguagem e teve como principal objetivo promover estudos sobre os conceitos de Educomunicação que resultassem em práticas pedagógicas colaborativas de comunicação na escola, envolvendo o rádio, jornal e TV. Os encontros de formação aconteceram uma vez por mês, com momentos presenciais de estudos, palestras e atividades práticas abordando as concepções que embasam os conceitos de Educomunicação, diretrizes do programa Educomunicação em Mato Grosso e no contexto nacional, utilização do Software Audacity, com produção de peças para a rádio escolar e Web, produção de podcast e vídeos, sempre em consonância com as Orientações Curriculares de MT. Além disso, para que os programas de rádio, jornais, podcast e vídeos fossem criados no sentido de atingir os objetivos propostos fez-se necessário o estudo de diferentes gêneros textuais, como notícia, entrevistas, música, poesia, paródia, novelas, dentre outros, em diferentes interfaces pedagógicas. Os resultados foram bastante animadores, pois os educomunicadores conseguiram desencadear uma nova dinâmica nas escolas, proporcionando reflexões individuais e coletivas na concepção dos educadores em relação à prática pedagógica com o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação.