UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA A ABORDAGEM DA TEMÁTICA SEXUALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.30681/relva.v1i1.114Resumo
Neste trabalho apresentamos os caminhos e resultados preliminares de uma pesquisa realizada com professores de Ciências e Biologia de oito (08) municípios do estado de Mato Grosso que culminou na proposta de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa - UEPS (MOREIRA, 2011), enquanto estratégia para organizar os encontros de formação continuada, tendo como foco a temática Sexualidade e Educação, realizados numa escola estadual do município de Juara/MT. A Unidade Didática intitulada “Educação e Sexualidade” teve enquanto objetivo sensibilizar os educadores quanto a responsabilidade da educação frente ao tema Sexualidade; Proporcionar aos educadores alternativas didáticas para o trabalho com o tema; usar os mapas conceituais como recurso favorável na aprendizagem de conceitos, e, enquanto pretensão de pesquisa, validar a potencialidade da UEPS de Moreira (2011) e no uso dos mapas conceituais de Novak (1996), enquanto caminho facilitador para a promoção da aprendizagem significativa. As UEPS proporcionaram além de momentos de diálogo, negociação de significados e evidências quanto as concepções alternativas, a oportunidade de estruturarmos um plano de trabalho mais coerente com o nosso propósito educativo. Pelos diálogos durante a formação, as avaliações dos encontros e os planos elaborados, consideramos que atingimos o objetivo de sensibilizá-los quanto a responsabilidade frente ao tema, e proporcionar alternativas didáticas de trabalho, considerando os diferentes níveis de ensino. Quanto a proposta dos mapas conceituais, como recurso favorável para na aprendizagem de conceitos, concluímos que será necessário outras vivências com os professores, antes que estes percebam sua potencialidade para o trabalho em sala.