FEIRAS DE CIÊNCIAS NA ESCOLA E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: A CONSTRUÇÃO DE DIÁLOGOS NECESSÁRIOS

Autores

  • Reginaldo Vieira da COSTA
  • Adenilse Silva de JESUS
  • Senilde Solange CATELAN
  • Christiane V. C. dos Santos ZUBLER
  • Jeferson Lucas ZANIN
  • José Paulo da SILVA

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v3i1.1463

Resumo

O texto em questão apresenta os resultados parciais do projeto Feira de Ciências de Sinop, um projeto de formação continuada para educadores que aborda a investigação científica na Educação Básica, como propulsora para a realização de feiras de ciências nas escolas, bem como sua relação com ensino-aprendizagem e a formação continuada dos educadores envolvidos. Este projeto tem como proponente o CEFAPRO de Sinop e as instituições parceiras UFMT, UNEMAT, SME, ETE, com apoio científico e tecnológico do CNPq, cujo objetivo consiste em promover atividades de iniciação científica nas unidades de Educação Básica do município, com vistas a incentivar estudantes e professores a planejar e executar trabalhos científicos que possam ser apresentados à comunidade, possibilitando aos estudantes a oportunidade de construir conhecimentos sob a viés da interdisciplinaridade, criativa e contextualizada. Para desenvolver práticas pedagógicas na perspectiva da investigação científica fez-se necessário realizar a formação continuada com os professores, considerando a importância da pesquisa na Educação Básica tendo como foco o método científico e investigativo da pesquisa, suas formas de registro, bem como, a construção de conhecimento pelo sujeito. Os resultados apontam para uma mudança nas práticas educativas, tendo o estudante e educador como sujeitos ativos no processo de construção do conhecimento.

Palavras-chave: Investigação científica, Formação de Professores, Feira de Ciências.

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Publicado

2016-10-05

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

FEIRAS DE CIÊNCIAS NA ESCOLA E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: A CONSTRUÇÃO DE DIÁLOGOS NECESSÁRIOS. (2016). Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 3(1). https://doi.org/10.30681/relva.v3i1.1463