ESTRATÉGIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM O APOIO DAS TICs: REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS
DOI:
https://doi.org/10.30681/relva.v3i2.1740Resumo
A rápida evolução tecnológica da sociedade brasileira desencadeou colocou vários desafios para o processo educacional e gerou a necessidade de revisões periódicas de todas as práticas pedagógicas. O objetivo deste artigo é propor uma reflexão de como as ferramentas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) podem contribuir com o processo educacional brasileiro, uma vez que a sociedade passa por um processo de constante evolução tecnológica. Para este artigo foram utilizadas discussões teóricas de autores renomados na área da Educação e Tecnologia. O presente artigo aponta que um dos principais desafios para área educacional é incorporar os novos recursos tecnológicos em processos pedagógicos de maneira que permita apoiar o desenvolvimento cognitivo de alunos, mesmo que a conexão entre eles fique cada vez mais virtual. Foram muitos os autores encontrados que discutiram a questão além dos dados estatísticos, concluindo que a compreensão de paradigmas do processo de ensino vai muito além da visualização da situação do aluno em sala de aula, faz-se necessário, portanto, a concentração de esforços de todos os setores envolvidos: poder público, gestores de escolas, formadores e profissionais responsáveis pela disponibilização de internet para superação deste desafio que a era da tecnologia impõe.
Palavras-chave: Educação. Tecnologias da Informação e Comunicação. Inclusão.