ESTRATÉGIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM O APOIO DAS TICs: REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS

Autores

  • Maria Aparecida Ramires ZULIAN
  • Andressa Ipólito Fonseca ZANETTI

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v3i2.1740

Resumo

A rápida evolução tecnológica da sociedade brasileira desencadeou colocou vários desafios para o processo educacional e gerou a necessidade de revisões periódicas de todas as práticas pedagógicas. O objetivo deste artigo é propor uma reflexão de como as ferramentas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) podem contribuir com o processo educacional brasileiro, uma vez que a sociedade passa por um processo de constante evolução tecnológica. Para este artigo foram utilizadas discussões teóricas de autores renomados na área da Educação e Tecnologia. O presente artigo aponta que um dos principais desafios para área educacional é incorporar os novos recursos tecnológicos em processos pedagógicos de maneira que permita apoiar o desenvolvimento cognitivo de alunos, mesmo que a conexão entre eles fique cada vez mais virtual. Foram muitos os autores encontrados que discutiram a questão além dos dados estatísticos, concluindo que a compreensão de paradigmas do processo de ensino vai muito além da visualização da situação do aluno em sala de aula, faz-se necessário, portanto, a concentração de esforços de todos os setores envolvidos: poder público, gestores de escolas, formadores e profissionais responsáveis pela disponibilização de internet para superação deste desafio que a era da tecnologia impõe.

Palavras-chave: Educação. Tecnologias da Informação e Comunicação. Inclusão.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2017-01-31

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

ESTRATÉGIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM O APOIO DAS TICs: REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS. (2017). Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 3(2). https://doi.org/10.30681/relva.v3i2.1740

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)