REFLEXÕES SOBRE POLÍTICAS CURRICULARES E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.30681/relva.v3i2.1741Resumo
O artigo propõe-se a refletir sobre a relação estabelecida entre as políticas curriculares e as práticas docentes no interior das escolas. Por meio da análise bibliográfica, relaciona algumas pesquisas que procuraram verificar esta relação e outras pesquisas que focaram na estruturação curricular por parte de professores e professoras. Mostra como, em alguns casos, a relação entre políticas educacionais e práticas pedagógicas no interior das escolas é conflituosa, especialmente quando as políticas públicas não dialogam com os sujeitos que estão nas escolas e desconsideram as realidades locais. A partir da constatação de que os professores e as professoras conseguem perceber, no dia-a-dia do seu trabalho, as necessidades locais e, por sua formação, conseguem estruturar propostas curriculares no âmbito das escolas, questiona a elaboração de políticas curriculares em nível governamental, analisando a questão a partir de diferentes enfoques. Conclui pela necessidade de estabelecimento de diretrizes curriculares por parte da política pública. Sinaliza, contudo, que essas diretrizes precisam ser o resultado de um amplo debate envolvendo diferentes setores da sociedade para que se construa uma proposta verdadeiramente democrática, que contemple as diferenças presentes na sociedade.
Palavras-chave: Políticas Curriculares. Práticas Pedagógicas. Diretrizes Curriculares.