ESTUDO SOBRE A REALIDADE DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NO MUNICÍPIO DE JUINA-MT
DOI:
https://doi.org/10.30681/relva.v3i2.1742Resumo
O objetivo deste artigo é compreender a realidade da educação escolar indígena do município de Juína localizado na região noroeste de Mato Grosso. Este trabalho busca contribuir para o debate em torno da realidade da educação escolar indígena no município de Juína – MT, além de abordar as peculiaridades de um assunto que merece grande atenção por parte dos órgãos que fiscalizam a “educação escolar indígena”. Contextualizando as unidades escolares indígenas assistidas pela assessoria pedagógica do município de Juína e apresentando dados sobre a realidade das mesmas como nível de formação dos professores. Objetiva-se também uma reflexão sobre o currículo das unidades escolares indígenas mato-grossenses. Para tal finalidade foi realizado uma pesquisa qualitativa com características descritivas e explicativas. Por fim concluímos que é de suma importância que o Estado desenvolva políticas de estruturação da assessoria pedagógica, e políticas de formação de professores indígenas, dando assim um suporte adequado às unidades escolares indígenas envolvidas.
Palavras-Chave: educação; escolas indígenas; políticas públicas.