EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A FORMAÇÃO DOCENTE: A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COMO UMA NOVA PERSPECTIVA
DOI:
https://doi.org/10.30681/relva.v3i2.1744Resumo
O processo de inclusão de jovens e adultos com deficiências no ambiente escolar atualmente ganhou espaço no cenário brasileiro, mas ainda necessita de muitos estudos e discussões a respeito, uma vez que o que se pode observar é uma “inclusão que não inclui”. A partir desta problemática, no presente artigo discutimos o processo de inclusão de jovens e adultos com deficiências no ambiente escolar, sobretudo na Educação de Jovens e Adultos (EJA), apontando algumas perspectivas para a formação docente em relação a esta prática. Para tanto, apresentamos uma pesquisa sobre o histórico da educação especial, sobre o conceito de inclusão escolar e sobre a Educação de Jovens e Adultos; além disso, abordamos as propostas atuais de formação docente para a educação inclusiva na modalidade EJA. Com base nesta pesquisa, notamos que a inclusão de jovens e adultos com deficiências no ambiente escolar exige ações político-pedagógicas de todos os profissionais envolvidos com a educação, tendo em vista que a gestão participativa e atuante desses profissionais viabiliza a realização de um trabalho qualitativo no âmbito da educação inclusiva, a partir da sondagem da realidade sociocultural do educando.
Palavras-Chave: Inclusão; Jovens; Adultos; Formação-Docente.