SABERES/FAZERES LOCAIS E INTERCULTURAIS: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO À SOBREVIVÊNCIA/TRANSCENDÊNCIA NA CONTEMPORANEIDADE

Autores

  • Wivian Sena MORAES

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v4i1.2257

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre o diálogo entre os saberes/fazeres locais e os saberes/fazeres interculturais na superação da realidade representada pela marginalização e exclusão presentes nas relações sociais, políticas e econômicas da nossa sociedade. Nesta perspectiva, tecemos uma análise crítico-reflexiva dos dados construídos na relação dialógica entre professores e alunos/professores no âmbito da formação de professores indígenas do curso Educação Intercultural Indígena da Universidade Federal de Goiás. Os dados referem-se a uma investigação de cunho qualitativo e tem como vertente a pesquisa documental. Desta investigação resultou a possibilidade de superação da dependência social, política, econômica dos indígenas por meio do diálogo, o qual exige um olhar crítico (SANTOS) permeado de imparcialidade e que conduz ao universo das distintas maneiras de aprender, explicar e conhecer (D’AMBRÓSIO e SKOVSMOSE), uma postura transdisciplinar de múltiplas possibilidades.

 Palavras-chave: Diálogo. Etnomatemática. Saberes.

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Publicado

2017-08-28

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

SABERES/FAZERES LOCAIS E INTERCULTURAIS: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO À SOBREVIVÊNCIA/TRANSCENDÊNCIA NA CONTEMPORANEIDADE. (2017). Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 4(1). https://doi.org/10.30681/relva.v4i1.2257