SABERES/FAZERES LOCAIS E INTERCULTURAIS: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO À SOBREVIVÊNCIA/TRANSCENDÊNCIA NA CONTEMPORANEIDADE
DOI:
https://doi.org/10.30681/relva.v4i1.2257Resumo
Este artigo propõe uma reflexão sobre o diálogo entre os saberes/fazeres locais e os saberes/fazeres interculturais na superação da realidade representada pela marginalização e exclusão presentes nas relações sociais, políticas e econômicas da nossa sociedade. Nesta perspectiva, tecemos uma análise crítico-reflexiva dos dados construídos na relação dialógica entre professores e alunos/professores no âmbito da formação de professores indígenas do curso Educação Intercultural Indígena da Universidade Federal de Goiás. Os dados referem-se a uma investigação de cunho qualitativo e tem como vertente a pesquisa documental. Desta investigação resultou a possibilidade de superação da dependência social, política, econômica dos indígenas por meio do diálogo, o qual exige um olhar crítico (SANTOS) permeado de imparcialidade e que conduz ao universo das distintas maneiras de aprender, explicar e conhecer (D’AMBRÓSIO e SKOVSMOSE), uma postura transdisciplinar de múltiplas possibilidades.
Palavras-chave: Diálogo. Etnomatemática. Saberes.