O PROJETO CEFAM E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA REGIÃO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO/SP: ALGUMAS CARACTERÍSTICAS E ESPECIFICIDADES DA POLÍTICA DE FORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.30681/relva.v6i2.4226Resumo
Este artigo discute parte das características do Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento para o Magistério (CEFAM), política educacional implantada, em 1988, pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE/SP) e extinta em 2005 – quando havia 54 Centros em funcionamento em todo território paulista. Este tema foi objeto de estudo de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo constituir uma narrativa histórica sobre a formação de professores em nível secundário no CEFAM na região de São José do Rio Preto/SP. A pesquisa foi desenvolvida com base nos aportes teórico-metodológicos da História Oral, com a realização de dez entrevistas com alunos, professores e coordenadores que atuaram ou se formaram no CEFAM. A pesquisa de mestrado faz parte dos interesses do Grupo de Pesquisa História Oral e Educação Matemática (GHOEM) que desde o final da década de 1990, realiza estudos a partir da História Oral como metodologia de pesquisa, questões relacionadas à História da Educação Matemática no Brasil. Este texto, especificamente, busca abordar as práticas de Estágio Supervisionado nesses Centros de Formação que, segundo as narrativas, permitiram um convívio mais efetivo com a sala de aula e reflexões imbricadas no processo de ensino e aprendizagem e na organização da estrutura educacional como um todo.
Palavras-chave: Formação de Professores. História Oral. Política Educacional.